Nesta segunda-feira (10), milhares de alunos retornam às salas de aula na Rede Municipal de Ensino em Balneário Camboriú. E a volta às aulas neste período, em que as temperaturas seguem elevadas, requer cuidados redobrados, principalmente com crianças e adolescentes. Durante a rotina na escola e até mesmo fora dela, a Secretaria Municipal de Saúde reforça que é preciso ficar atento a algumas dicas simples, mas que fazem a diferença. A principal orientação é em relação à ingestão de água e líquidos para evitar a desidratação, uma vez que nos dias muito quentes ocorre maior perda de líquidos e minerais devido à transpiração excessiva.
“É importante não esperar sentir sede para beber água, pois a sede já é um sinal de que o organismo iniciou o processo de desidratação”, orientou a nutricionista do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, Cristina Bardini. De acordo com a profissional, a desidratação pode comprometer a saúde do aluno, que pode apresentar dores de cabeça, fraqueza e cansaço. “Boca e pele secas também são sinais de alerta”, afirmou.
Uma dica para manter a hidratação dos estudantes, segundo a nutricionista, é incentivá-los a ter sempre com eles uma garrafinha de água para tomar ao longo do dia. “Água de coco, sucos naturais e até mesmo chás são também boas opções para manter o corpo hidratado”, explicou. Cristina também chama a atenção para a alimentação que, durante os dias de intenso calor, deve ser leve e balanceada.
“Com o calor, o processo de digestão se torna mais lento, por isso a orientação é optar por uma alimentação leve, com alimentos minimamente processados. Devemos incluir frutas, legumes, cereais, leguminosas e carnes magras”, ensinou. A nutricionista também reforça que a recomendação é evitar alimentos muito gordurosos e frituras. “Frutas como melancia, melão, laranja, maçã e abacaxi são ótimas opções por serem ricas em água. Uma alimentação adequada suprirá as necessidades e trará energia necessária para os alunos neste retorno às atividades escolares”, concluiu.
Bardini também chama atenção para os exercícios ao ar livre, que devem ser evitados nas horas mais quentes do dia. “Quando for praticar atividades, a dica é usar roupas leves e não esquecer do protetor solar”, alertou.
GIPHY App Key not set. Please check settings