Foi protocolado pelo vereador Victor Forte (PL) projeto de lei que reconhece Balneário Camboriú como uma cidade turística Pet Friendly, em outras palavras: uma cidade amiga dos animais. O projeto possui o intuito de incentivar e promover o turismo animal no município de Balneário Camboriú.
O termo “Pet Friendly” é recente e tem sido amplamente utilizado para designar lugares e estabelecimentos onde os animais de estimação são bem-vindos mas o conceito vai além da aceitação dos pets em seus interiores, ele visa o incentivo para que o ambiente esteja preparado para recebê-los bem e proporcionar conforto para os bichos.
Com este projeto, amplia-se a possibilidade de mais estabelecimentos aderirem ao selo, considerando que cresce cada vez mais no mundo o número de turistas que escolhem seus destinos com base no conceito Pet Friendly. 42% dos donos de animais de estimação deixaram de frequentar ou de ir à algum lugar que não aceitava os pets. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC Brasil) revela que 61% dos brasileiros veem seus animais de estimação como parte da família. Muitos deles gostariam, ainda, de integrar mais os pets em suas rotinas fora de casa: 62% dos entrevistados disseram sentir falta de espaços que possibilitem a permanência dos animais de estimação junto aos donos, como lojas, centros comerciais, bares e restaurantes.
Sabemos que cada vez mais os animais estão presentes na vida e na rotina das famílias, portanto, valoriza-los vai de encontro ao desejo de muitos “pais de pet”. Muitas pessoas escolhem o local que irão visitar apenas pela opção de poder levar seu pet. O carinho com os bichos fazem com que os donos queiram estar com eles o tempo todo, e por este motivo muitos estabelecimentos estão aderindo a onda pet friendly.
Este reconhecimento de Balneário Camboriú como cidade turística Pet Friendly tende a trazer melhores números para a economia e movimentar a principal matriz econômica de Balneário Camboriú de um ângulo inovador, assim explorando um nicho que muitas vezes pode passar despercebido. Existem mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação no Brasil. O Brasil já é o terceiro maior mercado de produtos e serviços destinados aos pets, movimentando mais de R$ 25 bilhões. Isso representa um crescimento de 7% no setor no ano passado.
Fazer de Balneário Camboriú uma cidade inovadora é uma das metas do vereador Victor Forte (PL), ele acredita que a adesão deste conceito vem somar com tudo o que a cidade já oferece e fazer jus ao título que a cidade leva de Capital Catarinense Turismo.
“A sociedade mundial tem assumido a responsabilidade em promover atos de proteção, bem-estar e defesa dos animais, repudiando assim todas as práticas contrárias a esses atos. Balneário Camboriú é uma cidade cuja atividade principal encontra-se no ramo turístico e o incentivo também ao turismo animal, seria uma forma de elevar ainda mais esses índices, sejam eles econômicos ou sociais. Sendo assim, o presente Projeto de Lei coloca Balneário Camboriú como uma cidade que se preocupa com o bem-estar animal e quer ser referência ao acolhimento da causa animal no estado de Santa Catarina.”, explica o vereador Victor Forte (PL) autor do projeto.
Para que cresça o número de estabelecimentos Pet Friendly em Balneário Camboriú e esta conscientização, o município poderá conceder benefícios e incentivos fiscais para os estabelecimentos que promovam a convivência amigável entre seres humanos e animais. Sendo assim, ganha o comerciante, o cliente e toda cadeia econômica do município. Para quem tem dúvidas se vale ou não apena adaptar o seu estabelecimento para receber essa demanda, alguns dados do mercado, apresentados pela ABINPET, Associação Brasileira da indústria de produtos para animais de estimação, merecem destaque: apopulação de animais no Brasil já ultrapassa os 132 milhões. Desses 52,2 milhões são de cães e 22,1 são de gatos; o Brasil tem a 2ª maior população do mundo em cães, gastos e aves canoras e ornamentais; o mercado movimenta mais de 20,3 bilhões em faturamento, sendo o 3º maior do mundo.
Com aprovação desta lei o poder Público Municipal poderá adotar iniciativas que incentivem atividades de turismo animal, e a fim de promover os objetivos do projeto, poderá estabelecer canais de divulgação de estabelecimentos em que seja promovida a presença de animais e sua boa convivência com os seres humanos. Acreditamos que esta discussão já existe em muitos grupos da sociedade e é necessário trazê-la com apoio de forma responsável para o poder público. São objetivos primordiais desta Lei a promoção do turismo e valorização do bem-estar animal com incentivo da convivência entre seres humanos e animais nos locais públicos e privados, de acordo com as especificidades de cada um. Os espaços de convivência pública poderão ser, na medida do possível, adaptados para o lazer e o bem-estar animal, a fim de possibilitar o incremento das atividades turísticas.
(Da assessoria do vereador Victor Forte)
GIPHY App Key not set. Please check settings