O Plano Municipal para a Infância e a Adolescência (PMIA) foi tema de uma atividade dos vereadores mirins de Balneário Camboriú na tarde desta quinta-feira (09).
O PMIA, de acordo com a Fundação Abrinq, é “um documento de planejamento que identifica os problemas locais que mais afetam a vida das crianças e dos adolescentes no município e aponta objetivos, resultados, metas e estratégias para o seu enfrentamento”. Ele faz parte do Programa Prefeito Amigo da Criança, promovido pela entidade desde 1996, e que busca mobilizar as cidades brasileiras na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Os mirins elaboraram sugestões do que gostariam que seja incluído no PMIA, que serão encaminhadas ao comitê local do Programa Prefeito Amigo da Criança. A atividade foi ministrada por Dijaíza Gomes, técnica pedagógica da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú e articuladora municipal do programa. De acordo com ela, 17 secretarias e autarquias da cidade fazem parte do comitê local, e a previsão é de que o Plano Municipal para a Infância e a Adolescência seja concluído até o final do ano.
Após a atividade, os estudantes participaram de um jogo sobre cidadania e política, conduzido pela direção da Câmara Mirim.
Departamento de Comunicação Social e TV
Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú
Texto: Raquel Sander – DRT/RS 13834 – JP
Foto: Aldo Vicente e Rodrigo Ferreira
in Destaque
GIPHY App Key not set. Please check settings