💉 Nesta segunda-feira (18) foi iniciada, em Santa Catarina, a vacinação contra o novo coronavirus. O primeiro catarinense a receber a primeira dose do imunizador é o enfermeiro Júlio César Vasconcellos de Azevedo, 55 anos, que trabalha no Hospital Celso Ramos, na Capital.
Preocupado com a situação dos portadores de necessidades físicas e mentais, o vereador Victor Forte (PL), de Balneário Camboriú, indica ao prefeito Fabrício de Oliveira, para que estes grupos sejam incluídos como prioritários durante a vacinação no município.
De acordo com Victor Forte, as pessoas com deficiência de qualquer origem – seja visual, auditiva, intelectual, física ou pessoas com autismo – podem ter alterações nos seus sistemas imunológicos, bem como algumas possuem comorbidades que podem torná-las vulneráveis as formas mais graves da Covid-19. Para o vereador, a inclusão é algo de extrema relevância sanitária e social.
“As pessoas com deficiência intelectual, por muitas vezes, não entendem o real significado de proteção, sendo que precisam estar assistidos por outra pessoa, colocando, dessa forma, em risco seus cuidadores”, diz o vereador.
“Há de se ressaltar as condições difíceis que essas pessoas enfrentam para obterem tratamento médico, psicológico e terapêutico adequados, tal como a falta de viabilidade aos recursos de saúde. Neste sentido, faz-se necessário e primordial que estes indivíduos sejam atendidos e colocados como parte do grupo prioritário para o recebimento da vacina em todos os programas de imunização contra a Covid-19”, finaliza Victor Forte.
GIPHY App Key not set. Please check settings