“Novamente, assim como fez no ano passado, o prefeito desconsidera o IMA (Instituto do Meio Ambiente) para manipular a opinião pública e dizer que a praia está toda própria pra banho no carnaval. O prefeito não pode achar que a Emasa, que tem que tratar o esgoto, vai fazer o próprio laudo de balneabilidade. É o mesmo que a Brahma atestando a qualidade da própria cerveja no carnaval.
O relatório do IMA-SC dessa última sexta-feira (09/02) mostra que a Praia Central tem 3 pontos improprios para banho. Os 10 pontos próprios, deixam claro aquilo que sempre falamos: culpar Camboriú ou as chuvas, era tentar esconder que o problema estava na Emasa.
O que influencia na balneabilidade da praia? Os córregos e rios afluindo no mar, a quantidade de turistas, chuvas e o tratamento do esgoto doméstico.
Camboriú tem a sua responsabilidade, mas a população de BC e o volume de pessoas que passam aqui no verão incidem no principal ponto: a alta quantidade de resíduos que estavam sendo jogados nos rios sem o devido tratamento. A melhoria da eficiência no tratamento pela Emasa era fundamental para reduzir o impacto ambiental na praia.
Foi exatamente isso que apontamos em outubro do ano passado na audiência pública que fizemos junto com a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, em plena primavera, quando a nossa Praia Central estava 100% impropria para banho.
As má gestão e necessidade de obras, que só estão acontecendo por pressão do Fórum de Entidades e da Câmara de Vereadores, mostram que o prefeito sempre usou a cidade vizinha como desculpa porque não fazia o dever de casa. Depois de muita pressão, as coisas avançaram na Emasa, mas a imagem da cidade saiu manchada pela falta de balneabilidade da Praia Central”.
GIPHY App Key not set. Please check settings