O vereador de Balneário Cambroriú, Cristiano dos Santos (PL), protocolou um projeto de lei que reduz o prazo para retirada de fios soltos nas vias da cidade e estabelece multa a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) quando não executado o serviço. O objetivo é acabar com o emaranhado de fiação, que além de apresentar riscos, polui visualmente a cidade. Nos últimos dias o parlamentar trouxe a tribuna o tema e também recebeu diversas reclamações de moradores preocupados com a situação.
O PL altera dispositivos na Lei nº 4.142/2018, que dava multa de 7,5 Unidades Fiscais do Município (UFM) e 10 dias para regularização de fios, cabos e equipamentos irregulares ou inutilizados. Se aprovado, a multa passará a ser de 30 UFM, um total de R$ 9.932,10 por dia, e a Celesc terá apenas cinco dias para regularizar a situação dos fios soltos na cidade.
“É um absurdo estarmos com fios em várias ruas da cidade soltos, inclusive na Avenida Atlântica. Além de deixar um aspecto visual feio, também há risco de acidentes de pedestres e até veículos. Não podemos deixar que a Celesc não seja responsabilizada por essas irregularidades, por isso protocolei esse projeto para aumentar o valor da multa e diminuir o prazo para os reparos”, explicou o parlamentar.
GIPHY App Key not set. Please check settings