A representação feminina continua ganhando peso no meio político e cinco mulheres devem disputar as eleições municipais para prefeito na região. É a mulher que se destaca na política e procura por metas maiores como ocorreu com a Paulinha, em Bombinhas, hoje ocupando lugar de destaque na política catarinense, como deputada e líder do governo. Em Camboriú, a ex-prefeita Luzia Coppi (PSDB), a vereadora Jane Stefen , e a advogada Jucélia Vinholi (DEM). Em Itapema, a prefeita Nilza Silva concorre à reeleição e Dileta Côrrea (Republicanos) é candidata em Balneário Camboriú.
Em Camboriú, entre as três candidatas Luzia Coppi foi duas vezes prefeita; vereadora em segundo mandato, Jane Steffen foi a mais votada nas eleições de 2016 com 931 votos. Em 2018, como candidata a deputada estadual obteve 4.760 votos. Ex-presidente da subseção da OAB de Camboriú, a advogada Jucélia Vinholi se desincompatibilizou do cargo que exercia junto à CAASC ( Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina e se mantém com o propósito de disputar as eleições na chapa majoritária do DEM. Jucélia conta com o apoio do presidente estadual dos democratas, João Paulo Kleinubing, que deseja candidatura própria no município.
O trio deve enfrentar o prefeito Élcio Kuhenn (MDB) , que vai à reeleição, o empresário Altamir Montibeller (PSD) e o Pastor Júnior (PL).
Em Itapema, a prefeita Nilza Simas segue forte para a reeleição, respaldada pelas ações de seu governo, que deixa um saldo positivo.
Em Balneário Camboriú, a republicana Dileta Côrrea confia na possibilidade de surpreender nas urnas. Com 22.099 votos na eleição para deputada federal, em 2018, desfruta da admiração da família Bolsonaro, que cresceu na pesquisa de aceitação da DataFolha.
Dileta tem como adversários os pré candidatos Auri Pavoni (PSDB), Edson Piriquito (MDB), Fabrício de Oliveira (Podemos), Leonardo Piruka (PP), Ney Clivatti (Novo) e Pedro Luís (PRTB).
Vereadoras
Assim, como o Blog do Pepa anuncia que dois vereadores da atual Câmara não vão mais disputar a reeleição (Moacir Schimit (PSDB) e Pedro Francez (PL), aproveita a oportunidade para anunciar mais alguns nomes de pré-candidatas ao Legislativo de Balneário Camboriú, que deve aumentar até o dia 16 de setembro. Muitas com o propósito de realmente modificar o Legislativo e fazer com que volte a ser respeitado perante a comunidade, uma vez que atualmente encontra dificuldades para tratar de atos relacionados à corrupção, sob a presidência de Omar Tomalih (Podemos). Outro propósito é o de fazer a Câmara Municipal cumprir com a missão de fiscalizar os atos do executivo. Enfim as mulheres estão deixando para trás o fato de servir como mero instrumento dos partidos para cumprir com os 30% de vagas. Estão dispostas a mudar o modo de atuação e de pensamento assim como faz Dileta Côrrea e outras mais como Dani Serpa , Juliethe Nitz e Caia Lopes, que não escondem o sonho de chegar à majoritária.
Novos nomes de pré-candidatas: Andréia Sessim (PTB), Mary Marques (PSDB), Cléo Abrão (PSDB), Édina Oliveira (Novo), Vera Notari (Novo), Renata Magalhães (Novo), e Maria Del Mar Lopes (Novo).
GIPHY App Key not set. Please check settings