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Tempo Med está revolucionando o cuidado em saúde na grande Florianópolis

Crescimento das consultas por telemedicina evidencia como essa modalidade de atendimento democratiza o acesso à saúde, é prática e eficiente.

A Tempo Med Planos de Saúde trouxe mais inovação e agilidade no cuidado com a saúde para mais de 25 mil beneficiários assistidos pela operadora na Grande Florianópolis. O modelo assistencial de cuidado centrado no paciente, tendo a telemedicina 24h para situações agudas e consultas por telemedicina com diversas especialidades médicas como um diferencial competitivo. Em maio deste ano, a Tempo Med celebrará seu segundo ano de atuação, consolidando-se como a segunda maior operadora de saúde da grande Florianópolis.

Investindo no modelo de telemedicina, a operadora permite fácil acesso a especialistas mesmo em lugares afastados dos centros urbanos, onde há carência de médicos, os pacientes podem se conectar a especialistas do plano de saúde O que contribui não apenas para tratar doenças e sintomas, mas também para reforçar medidas de medicina preventiva, evitando que os clientes fiquem semanas ou meses em filas de espera.

Italo de Oliveira Ressureição compartilhou sua experiência usando a telemedicina da Tempo Med com seu filho Lucas. Quando Lucas se sentiu mal, com dor de cabeça e enjoo, Italo sugeriu que eles ligassem para o médico. “Vamos ligar pro médico, ele vai te atender na tela”, explicou ao filho. Em poucos minutos, o médico apareceu no celular e fez uma consulta detalhada, perguntando sobre os sintomas de Lucas e até sobre a situação da casa. Com base nas informações, o médico receitou um remédio e orientou Italo a preparar um soro caseiro para aliviar os sintomas de Lucas. A telemedicina, além de proporcionar atendimento rápido e eficiente, também permitiu que o filho de Italo ficasse confortável em casa, sem precisar sair de pijama. Italo ficou impressionado com a qualidade do atendimento, tanto para Lucas quanto para ele, e destacou a conveniência e rapidez do serviço. “Em meia hora, ele já estava melhor”, contou. Desde então, Lucas sempre pede para falar com o médico na tela quando se sente mal, e Italo recomenda a telemedicina para outras famílias, destacando a praticidade e a eficiência, tanto para crianças quanto para adultos.

No Brasil, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) o setor de planos de saúde registrou em novembro de 2024 o total de 51.508.727 usuários em assistência médica, destes 1.699.437 são de Santa Catarina. Ainda de acordo com a pesquisa, houve um aumento de 16.952 usuários no comparativo com novembro de 2023. Na análise dos dados por gênero, observa-se que o público feminino é maioria, representando 53% nos planos com cobertura médico-hospitalar.

Mais da metade das consultas realizadas pela operadora são feitas de forma virtual, oferecendo aos beneficiários um atendimento rápido, eficiente e sem a necessidade de deslocamento. Hoje, mais de 50% das consultas de pronto atendimento acontecem de forma virtual. “Antes de procurar atendimento presencial, se deslocar, dedicar tempo de espera e, ainda, se expor aos riscos de contaminação no ambiente hospitalar, o nosso beneficiário que tem sintomas leves, como: dor de garganta, dor de ouvido, vômito, diarreia, dor de cabeça, mal-estar geral, dor abdominal, queixa urinária, dor lombar, entre outras, acessa o aplicativo da Tempo Med e, em menos de 5 minutos, estará frente à frente com o médico para resolver sua queixa e receber orientações. Essa facilidade permite atendimento 24 horas, todos os dias, de onde a pessoa estiver”, detalha Paulo Poli, médico e diretor executivo da Tempo Med.

Os beneficiários são incentivados a buscar essa modalidade, tem sua queixa resolvida rapidamente e evitam idas desnecessárias ao pronto atendimento presencial. “Essa utilização estratégica também favorece os pacientes em situações de emergência e que de fato precisam da avaliação presencial, reduzindo o tempo de espera pois a grande maioria dos casos pode ser resolvida pela consulta virtual.

Além do ‘pronto atendimento virtual’, os beneficiários podem utilizar as tele-especialidades e agendar consultas com maior facilidade de agenda. “Nosso corpo clínico não se limita a Florianópolis, Biguaçu e Palhoça, onde atuamos. Temos clínicas próprias na região, além de ampla rede credenciada. Contudo, disponibilizamos agendas com médicos de várias cidades brasileiras a fim de otimizar o tempo de espera dos pacientes por consultas com algumas especialidades que podem ter maior procura. Assim, já realizamos 30% dos atendimentos de forma digital”, destaca Poli.

Outro pilar do modelo assistecial é incentivar que o paciente tenha um médico para chamar de seu e fazer a gestão da saúde de forma completa, direcionando-o ao especialista focal quando necessário. T”Em 2024,
tivemos 22 mil consultas com médico de família, área que atende pacientes de todas as idades e realiza o cuidado integral. Desse total, 65% foi presencial e 35% por telemedicina”, complementa.

Ao disponibilizar telemedicina em sua rede assistencial verticalizada, a Tempo Med proporciona um atendimento coordenado e eficiente. As unidades próprias, incluindo clínicas ambulatoriais e hospital, trabalham de forma integrada, permitindo a navegação do paciente no sistema de saúde, focado no cuidado e, também, no uso consicente do serviço de saúde. O reflexo desse modelo assistencial engloba: redução dos atestados médicos, prevenção de doenças e mais qualidade de vida ao paciente.

Além de melhorar a qualidade do atendimento, a redução do uso de pronto-socorro e a integração da rede assistencial, a Tempo Med tem impactado positivamente o mercado de trabalho, ajudando as empresas a gerenciar o absenteísmo de forma mais estratégica. “O modelo verticalizado, já difundido nas grandes cidades, contribui para a diminuição de atestados médicos, pois permite um acompanhamento contínuo e preventivo dos pacientes. Atendemos 1.700 empresas na região, muitas já relataram redução no absenteísmo depois que passaram a contar com a Tempo Med”, explica Eugênio Skora, gerente comercial.

Com planos empresariais e, desde junho de 2024, planos individuais e familiares, a Tempo Med continua expandindo sua oferta de cuidados na Grande Florianópolis.

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