in

SPI tem oficina gratuita de Tai Chi Chuan todas as segundas-feiras

A Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú (SPI) oferece gratuitamente, todas as segundas-feiras, a oficina de Tai Chi Chuan. A introdução do idoso na prática proporciona a melhora da flexibilidade do corpo e o condicionamento físico, promovendo o relaxamento mental e contribuindo para a melhora geral da saúde física e mental.

Segundo a voluntária Geni de Lourdes Faé, monitora em Tai Chi Chuan e professora formada em Enologia e Gestão de Ensino, a técnica é um exercício de meditação aliada ao exercício físico, que produz incrementos na função cardiovascular de idosos, melhorando tanto a capacidade de trabalho quanto a hemodinâmica cardíaca. “Praticando regularmente os exercícios, os idosos apresentam melhoras significativas para a força dos músculos extensores e flexores dos joelhos”, concluiu.

Para o secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, a utilização da prática de Tai Chi Chuan para os idosos vai além da meditação, ela proporciona condicionamento físico geral e reeducação para lidar com as limitações impostas pela idade. “Com essa prática de relaxamento mental e físico, os nossos idosos aumentam a autoconfiança e melhoram o desempenho mental. Proporcionar uma vida com qualidade é o nosso desafio diário aqui na SPI”, concluiu.

A oficina de Tai Chi Chuan é oferecida todas as segundas-feiras, das 7h30 às 8h30, no pátio da SPI, localizada na Rua 1822, nº 614, no Centro. Não é necessário agendamento prévio.

Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan é uma modalidade de Ginástica Chinesa muito indicada para os idosos que procuram maior estabilidade postural, pois é composta de movimentos circulares, corrigindo a respiração e relaxando o corpo na medida que são efetuados os movimentos, sem utilização de força física. A prática regular dessa atividade física contribui para o envelhecimento saudável e aumento da expectativa de vida.

Exercícios físicos praticados regularmente inibem alterações orgânicas que se associam ao processo degenerativo, contribuem para a reabilitação de determinadas patologias que podem aumentar os índices de morbidade e mortalidade, agindo também sobre a saúde mental e a eficácia cognitiva.


Informações adicionais:

Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3267-7054

Secretaria Municipal de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Jeane Munaretti
Foto: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

MPSC apresenta nova composição do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri