in

SISEMBC OFICIA O PREFEITO QUANTO À SEGURANÇA NAS UNIDADES EDUCACIONAIS

O sindicato expressa as mais sinceras condolências à comunidade escolar de Blumenau, vítima de uma tragédia sem precedentes na manhã desta quarta-feira (05/04). Quatro crianças, entre 4 e 7 anos, estão entre as vítimas. Todos alunos da unidade Cantinho Bom Pastor, que fica na rua dos Caçadores, no bairro Velha. A unidade de ensino é particular.

Infelizmente, os ataques à unidades de ensino têm sido recorrentes. O ataque de hoje em Blumenau ocorre menos de dez dias após uma escola em São Paulo ser alvo de um aluno adolescente que matou uma professora com golpes de faca e deixou outras três feridas, além de um estudante. Desde 2011, mais de 10 escolas foram atacadas por criminosos no Brasil.

PODER PÚBLICO PRECISA RESPONDER COM MEDIDAS DE SEGURANÇA

No ofício enviado esta manhã ao Prefeito Municipal, o SISEMBC pontuou os inúmeros pedidos de providências que chegaram a entidade sindical, da parte de professores, agentes de alimentação e de serviços gerais, entre outros profissionais que atuam nas unidades de ensino, relatando a falta de segurança nas unidades educacionais.

O sindicato solicitou ainda que sejam tomadas todas as providências no sentido de reforçar a segurança nas unidades de ensino do município, mantendo devidamente fechados e trancados todos os portões de acesso aos imóveis. Bem como que se adote outras medidas complementares de segurança, como um acesso direto entre a unidade de ensino e a guarda municipal, a ser acionado nos casos de emergência (botão do pânico), entre outras medidas como rondas e câmeras, como forma de assegurar a integridade física do corpo docente, servidores e alunos.

CONSEME TAMBÉM FOI OFICIADO SOBRE AS MEDIDAS DE SEGURANÇA

Considerando que o Conselho Municipal de Educação (CONSEME), instituição com respaldo na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9394/96 e no Plano Nacional de Educação (PNE), como estratégia da Meta 19 (19.5), tem sua atuação como órgão deliberativo, normativo, propositivo, mobilizador, consultivo, fiscalizador e controlador da implementação das políticas educacionais municipais do Sistema Municipal de Ensino, o sindicato solicitou que o CONSEME atue nas ações necessárias a serem tomadas pela efetividade nas políticas de segurança nas unidades educacionais.

SERVIDORES E COMUNIDADE EM GERAL SE SENTEM AMEDONTRADOS

Os recorrentes casos de ataques à unidades educacionais esconde um problema que é intersetorial. Não há uma solução única, mas ações conjuntas nas áreas de saúde, educação e segurança.

É preciso fortalecer uma rede de apoio à saúde mental dos profissionais docentes, servidores, alunos e a família.

Faz-se necessária a contrução de um amplo programa de fortaleciemento dos laços da comunidade com as unidades educacionais, reforçando os programas de saúde mental e as ações voltadas à prevenção desses atos violentos.

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas e texto que diz "SISEMBC oficia o prefeito quanto à segurança nas unidades educacionais Comunidade escolar está amedontrada e o Poder Público precisa responder com medidas urgentes @sisembc f X /sisembc SISEMBC"

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Disponíveis informações sobre segunda etapa do Censo Escolar 2022 

PL propõe mudança nas Diretrizes de Educação para que escolas brasileiras contem com segurança armada