A Secretaria de Segurança e Ordem Pública, através da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito, e a Polícia Militar de Balneário Camboriú realizaram neste sábado (8) mais uma fase da Operação Silêncio é Saúde, em conjunto com a Operação Lei Seca, em duas ruas do município.
No total, foram realizadas 88 abordagens a veículos, em barreiras na Avenida Martin Luther (em frente a prefeitura) e na Rua José Honorato da Silva, no Bairro Nova Esperança. As ações tiveram como objetivo a fiscalização de veículos, com foco na diminuição da perturbação do sossego alheio, por meio de escapamentos alterados, além da embriaguez ao volante, com inúmeros testes do etilômetro tipo passivo.
A Operação Silêncio é Saúde é uma iniciativa da 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú. “Temos informações de que algumas empresas de Balneário Camboriú locam e vendem veículos esportivos com escapamentos adulterados. Geralmente, os proprietários desses veículos instalam ‘downpipe modificado’ (remoção ou desvio do catalisador) e ‘pops and bangs’ (maior injeção de combustível para ser queimado no escapamento), com o objetivo de aumentar a potência do motor. O problema é que esses procedimentos fazem com que o automóvel produza ruído e gases que extrapolam os limites previstos nas normas ambientais. Por isso, a partir do momento em que esses carros circulam pelas vias públicas, configura-se infração de trânsito, além de agressão ao meio ambiente e à saúde das pessoas”, destacou o promotor, José de Jesus Wagner.
No total, foram emitidos 40 autos de infração de trânsito, cinco recolhimentos de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), para posterior regularização, e cinco remoções de automóveis.
“Essas ações já estão sendo realizadas desde o ano passado e intensificadas neste começo de 2025, reforçando o nosso compromisso com o bem-estar da nossa população. É inadmissível que tenhamos veículos como esse causando perturbação do sossego alheio em Balneário Camboriú. Por isso, nessa operação integrada entre Guarda Municipal, Agentes de Trânsito e Polícia Militar, conseguimos coibir essas práticas e iremos continuar fiscalizando, trazendo conscientização e tranquilidade à nossa cidade”, reforçou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Evaldo Hoffmann.
Texto: Mateus Silva – com Informação da assessoria de imprensa do Ministério Público de Balneário Camboriú
GIPHY App Key not set. Please check settings