Na próxima segunda-feira, 31 de março, às 19h, a Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú realizará uma sessão solene em memória de Higino João Pio, primeiro prefeito eleito do município, assassinado pela Ditadura Militar brasileira. A solenidade, proposta pelo vereador Eduardo Zanatta (PT), terá como principal objetivo relembrar a trajetória e o legado do ex-prefeito.
Um dos momentos marcantes da cerimônia será a entrega das atas retificadas sobre o falecimento de Higino João Pio, corrigindo os registros históricos que, à época, indicavam erroneamente um suicídio como causa de sua morte. A retificação foi viabilizada pelo Requerimento nº 10/2025, de autoria da vereadora Jade Martins (MDB), aprovado na última terça-feira (25).
As atas corrigidas, datadas de 1969, agora reconhecem oficialmente que Higino foi vítima de assassinato pelo regime militar, conforme confirmado pela Comissão da Verdade. Essa atualização histórica foi acompanhada pela emissão de uma nova certidão de óbito, que registra sua morte como “não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro no contexto da perseguição sistemática à população dissidente política”.
Serviço:
O quê? Sessão solene em memória do ex-prefeito Higino Pio.
Quando? 31 de março, segunda-feira, às 19h.
Onde? Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú – Avenida das Flores, nº 675.
Assessoria do Vereador Eduardo Zanatta
Foto: Divulgação
Contato: (47) 99185-1059
E-mail: eduardozanatta@cambc.sc.gov.br
GIPHY App Key not set. Please check settings