in

Secretário da Defesa Civil destaca emergência climática em Fórum no Vale Europeu

Foto: Airton Fernandes / SDC

Com o tema Mudanças Climáticas e a Dinâmica das Cidades, o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, foi um dos palestrantes, nesta sexta-feira, 7, do 2º Fórum da Proteção e Defesa Civil, no Vale Europeu. 

“Nos últimos 20 anos, o mundo tem discutido intensamente as mudanças climáticas. No entanto, para profissionais de proteção e defesa civil, é mais adequado falar de emergência climática porque já estamos vivendo seus efeitos. O termo emergência climática reflete melhor a urgência e a gravidade da situação atual”, afirma o secretário Fabiano de Souza. 

A palestra do secretário trouxe também como experiência as transformações que a Defesa Civil de Santa Catarina vem realizando, não só em resposta aos eventos adversos como também nos investimentos que o governo do estado vem fazendo em proteção.

Durante a explanação, Fabiano de Souza ressaltou que o governador Jorginho Mello está ciente dos desafios e tem tomado medidas proativas para enfrentá-los. Entre as iniciativas mais destacadas está o investimento em mitigação, como obras no Vale do Itajaí. A mais recente é o desassoreamento do Rio Itajaí-Açu e afluentes, no município de Rio do Sul. Um investimento de R$ 16 milhões em prevenção que há mais de 40 anos a cidade esperava. 

Segundo o secretário, a luta contra as mudanças climáticas é contínua e exige a colaboração de todos os setores da sociedade. Em Santa Catarina, o esforço conjunto entre pode público, empresas e cidadãos está começando a moldar um futuro mais resiliente e sustentável. 

O evento  foi dividido em dois municípios, começou na quinta-feira, 6, em Brusque e teve a parte final nesta sexta-feira, 7, na cidade de Gaspar, no Médio Vale. 

O Fórum tem como objetivo fortalecer as defesas civis municipais e discutir estratégias de gestão em situações de emergência ambiental.

Entre os participantes estavam os dirigentes municipais de Defesa Civil, agentes de Defesa Civil, estudantes e profissionais da área de Proteção e Defesa Civil, além de outros interessados no tema.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

CPI da Emasa revolta Fabrício de Oliveira e melindra o vereador Victor Forte

180

Aulas suspensas no NEI Sementes do Amanhã nesta segunda(10)