Falta menos de um mês para o Carnaval e para quem pensa em viajar para aproveitar a festa deve levar na mala não somente a fantasia, mas também a prevenção. Com a proximidade do feriado prolongado e, assim, planos de viagens e passeios, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú reforça a importância de estar com a vacina contra a febre amarela em dia, especialmente quem pretende ir para áreas com registro de transmissão da doença ou para regiões rurais e de mata.
“Nosso foco, sempre, é a prevenção. Por isso estamos reforçando esta orientação. Queremos que as pessoas voltem seguras para suas casas”, ressaltou a secretária de Saúde, Aline Leal. Ela explica que a vacina contra a febre amarela é gratuita e está disponível nas unidades básicas de saúde. “Importante ressaltar que para garantir a proteção, a dose deve ser aplicada com, pelo menos, dez dias de antecedência à viagem, que é o tempo necessário para o organismo produzir os anticorpos contra a doença”, alerta a secretária.
Importante também frisar que quem já tomou a vacina ao longo da vida não precisa repetir a dose pois, desde 2017, o Brasil adota o esquema da dose única. Já para crianças, a recomendação da vacina se aplica para menores de 5 anos de idade em duas doses: a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. A partir dos 5 anos, a vacina é dose única.
Proteção individual
![](https://blogdopepa.com.br/wp-content/uploads/2022/08/Carlos-Portes-1.jpeg)
Além da vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda a adoção de medidas de proteção individual para reduzir o risco de infecção. Entre elas está o uso de calças e camisas de manga longa, sapatos fechados e aplicação de repelentes nas áreas expostas do corpo. Vale lembrar que os mosquitos transmissores da febre amarela têm hábito diurno, por isso essas medidas devem ser adotadas a longo de todo o dia.
GIPHY App Key not set. Please check settings