Venha participar das oficinas todas as terças-feiras, das 9 h as 11 h na Secretaria da Pessoa Idosa (Rua 1822, n 614, Centro). As oficinas são um convite para colocar a mão na terra.
A Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú oferece semanalmente duas oficinas de agroecologia. A Oficina de Chás e a Oficina de Hortas Orgânicas, ambas ministradas pelo voluntário Nairo Adão Peixoto Ribeiro, oferecem ao idoso a oportunidade de aprender como se cultiva uma horta desde o início do processo, como a escolha do local e das espécies, preparo do solo e adubação, manejo ecológico, até o momento da colheita.
O objetivo é incentivar a agricultura orgânica, seja em casa, no apartamento ou em qualquer outro local com potencial produtivo. O trabalho também busca conscientizar os idosos e suas famílias sobre a importância dos alimentos orgânicos e de comunidades sustentáveis.
O Secretário da Pessoa Idosa Claudir Maciel, ressalta a importância de se produzir alimentos orgânicos, pois além de saudáveis são sustentáveis, ou seja, respeitam as leis da natureza. “Aqui nós buscamos fortalecer nossa mente, nosso corpo e nossa conexão com a natureza! Somos parte de um todo natural e mexer com a terra e com as plantas, nós eleva a nossa verdadeira existência”.
Segundo o voluntário Nairo Adão Peixoto Ribeiro, nas oficinas é promovida a conscientização socioambiental, e também um convite para a mudança de postura frente a produção de alimentos com segurança alimentar na nossa comunidade local. ”É com grande satisfação e alegria que realizo meu voluntariado na Secretaria da Pessoa Idosa, realizando oficinas de chás e hortas orgânicas. “Através do conhecimento e do caminho, é que podemos preservar vidas e o meio ambiente”, concluiu. Nairo é farmacêutico, técnico em chás, homeopatias e florais. Foi presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Balneário Camboriú (COMSEAN), por 15 anos, membro do Conselho Municipal da Saúde, Bolsa Família e Conselho Municipal Anti-drogas (COMAD).
A Oficina de Chás tem o propósito de compartilhar informações de conhecimento, e o uso de
Plantas Medicinais ” Fitoterápicos”. O objetivo é levar ao idoso o conhecimento sobre o uso correto e seguro ao tomar um chá que irá ajudar e cuidar da sua saúde.

Na Oficina de Hortas Orgânicas, o objetivo é mostrar que com boa vontade o idoso terá hortaliças e legumes fresquinhos, apetitosos e orgânicos. Ter uma horta em casa não é difícil. Para fazer uma horta orgânica é preciso, planejar, escolher o local ou o vaso para plantar. A oficina ensina inclusive como escolher a semente e a água de ótima procedência e qualidade, e a necessidade de usar terra boa, adubo orgânico ou humos de minhoca, que seria o ideal. Para participar das oficinas basta ter mais de 60 anos, e ser residente no município.
Texto: Jeane Munaretti
GIPHY App Key not set. Please check settings