Especialista Delmo Dumke comenta sobre tratamento da saúde da mulher em Balneário Camboriú e região
Texto: Kátia Perini
Apesar de representarem 51,1% da população brasileira, esse percentual não chega nem perto dos investimentos voltados para os Programas destinados a atender a saúde das mulheres no Brasil. Só em 2023 o Câncer de mama ainda apresentou 73.610 novos casos entre as brasileiras, representa 24,5% dos tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres, seguido pelo câncer de pulmão 11,7% e colo de útero 10,6%.
Segundo Dr. Delmo Dumke, especialista em ginecologia e obstetrícia,com 40 anos de profissão, campanhas como Outubro Rosa, Novembro Azul, são importantes para levantarem o problema, pois as pessoas não lembram de fazer os exames de rotina e a medicina preventiva pode curar muitos casos diagnosticados no início.
Em Balneário Camboriu “Saúde precisa ser revista com urgência”
Segundo Dr. Delmo, no Brasil, infelizmente em nenhum lugar a Saúde realmente atende as necessidades da população, mas em Balneário Camboriu os Postos de Saúde, a qualificação dos médicos, os Programas de Saúde Implantados devem ser revistos com urgência.
“No meu tempo o médico atendia o paciente no bairro e já encaminhava para a cirurgia quando necessário, e ele mesmo realizava essa cirurgia no Hospital.”, hoje o paciente é atendido na UBS do seu bairro e vai para a fila do especialista, depois para a fila dos exames, depois para a fila das cirurgias e assim passam-se meses ,em muitos casos, até anos para conseguir uma cirurgia. Antes os médicos eram concursados, agora a Prefeitura contrata empresas que contratam os médicos, então não existe mais aquele médico que conhece a população. Reavaliar os Posto de Saúde, a qualificação dos médicos, rever os Programas implantados e principalmente melhorar o atendimento do Hospital Ruth Cardoso são causas urgentes a serem revistas.
BALNEÁRIO CAMBORIÚ E CAMBORIU JUNTAS – CHANCE ÚNICA PARA RESOLVEREM OS PROBLEMAS DAS DUAS CIDADES.
Dr. Delmo Dumke já foi Secretário de Saúde de Balneário Camboriu (1988 a 1991), no governo do ex-prefeito Leonel Pavan , mas está fora da política há muitos anos. Segundo Delmo, as duas cidades que elegeram pai e filha, agora tem uma chance única de resolverem problemas cruciais que afetam as duas cidades, mas nunca foram resolvidos e são urgentes, pois hoje, uma depende da outra. Sáude, habitação, saneamento básico, transporte público são fundamentais que as duas cidades resolvam juntas. “Se não conseguirem resolver agora, com pai e filha administrando as duas cidades, esquece, nunca mais conseguirão, as picuinhas politicas partidárias sempre serão um entrave.”, conclui Delmo.
“UM CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE, talvez fosse a saída para o Hospital Ruth Cardoso” enfatiza Delmo Dumke.
Alguns municípios já gerenciam seus hospitais regionais através de um Consórcio Intermunicipal de Saúde, onde cada município entra com recurso e profissionais para atender a população, talvez seja uma saída para o Hospital Ruth Cardodo. Mas como está não dá pra ficar.
GIPHY App Key not set. Please check settings