in

Santa Catarina inaugura a primeira adega subaquática do Brasil em Bombinhas

Bombinhas agora abriga a primeira adega de maturação de vinhos no fundo do mar do Brasil. A Underwater Cellar Bombinhas foi inaugurada em uma solenidade exclusiva na última quinta-feira, 5, reunindo autoridades, empresários e convidados. O evento marca um novo capítulo para o turismo enológico e científico do estado.

Os fundadores do projeto, Renieri Balestro e Eduardo Lazzarin, iniciaram o lançamento apresentando os detalhes sobre a iniciativa pioneira. A deputada estadual Paulinha e o prefeito Paulinho, padrinhos do projeto, falaram na sequência, assim como o governador Jorginho Mello e o presidente da Associação Vinhos de Altitude de Santa Catarina, Diego Censi.

A deputada Paulinha ressaltou a importância da iniciativa para destacar Santa Catarina no cenário nacional e internacional do enoturismo, reforçando o impacto positivo do projeto na economia local. “Que Bombinhas, que a Serra Gaúcha e que Santa Catarina sejam vistas no cenário internacional como nós merecemos e temos potência para ser.”

Já o governador Jorginho Mello ressaltou como projetos inovadores podem transformar o estado em uma referência em turismo. “É de gente assim que o Brasil precisa, que Santa Catarina precisa. Que tenham projetos inovadores e coloquem o nosso estado em destaque”.

O prefeito Paulinho enfatizou a integração entre o Litoral e a Serra Catarinense, promovendo um novo roteiro turístico. “Com inovação, teremos muitas obras e ações que vão fazer com que Bombinhas tenha ainda mais destaque. Porque nós queremos sim fazer o roteiro Serra e Mar, unindo as belezas das duas regiões através dos vinhos”.

Após os pronunciamentos, os fundadores e as autoridades abriram a primeira garrafa de vinho com maturação no fundo do mar de Bombinhas, brindando em seguida para a iniciativa pioneira catarinense. Os convidados também foram convidados a entender o processo de envelhecimento subaquático e ter a experiência de provar o resultado.

O secretário-adjunto de Estado da Infraestrutura, Ricardo Grando, o prefeito de Luiz Alves, Marcos Veber, o prefeito eleito de Bombinhas, Alexandre da Silva, e seu vice Tonho Olímpio, além do vice-prefeito eleito de Palhoça, Rosiney Horácio, também estiveram presentes na solenidade.

Como funciona a maturação subaquática

A técnica de maturação subaquática é rara e utilizada em poucos países como França, Espanha e Itália. Consiste no armazenamento de garrafas de vinho entre 10 e 15 metros de profundidade no oceano, onde o ambiente proporciona condições únicas como temperatura constante, ausência de luz e o movimento das ondas. Esses fatores aceleram o processo de envelhecimento e conferem características diferenciadas ao vinho.

A estrutura é monitorada 24 horas por dia e as garrafas são retiradas periodicamente para análise química e sensorial, com apoio técnico da Epagri e de pesquisadores. Além disso, a base da adega atua como recife artificial, contribuindo para a recuperação de áreas marinhas degradadas.

O projeto levou cerca de quatro anos até ser lançado por conta da necessidade de licenças, como da Marinha, e de testes científicos. O evento envolveu vinícolas da Serra Catarinense e produtores gaúchos, promovendo uma conexão entre o litoral e o enoturismo serrano, com foco na ciência, sustentabilidade e no fortalecimento da economia regional.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Lucas Gotardo responsabiliza prefeito por má gestão de Emasa durante reunião na Comissão de Meio Ambiente da ALESC

Relatório final da CPI do Saneamento será entregue no dia 16 de dezembro