in

Quintal do Futuro: uma ideia local, sustentável e comunitária

Horta comunitária no Bairro das Nações é exemplo de agricultura comunitária, educação ecológica e lazer para toda a família

O Quintal do Futuro – projeto de horta comunitária do Bairro das Nações – nasceu de uma parceria entre a associação de moradores e a Prefeitura de Balneário Camboriú, que destinou ao projeto uma área antes utilizada como depósito irregular de resíduos. Recuperado, o espaço agora tornou-se um local de convivência, aprendizado e lazer para a comunidade

Localizada na Rua Paraguai, a horta ocupa uma área de 280 m² e conta com canteiros verticais e horizontais, uma roda de chás e um espaço para hidroponia (cultivo de plantas diretamente na água, com solução nutritiva). Além disso, funciona como praça eco educativa, oferecendo bicicletário, bancos, área para piquenique e banheiro adaptado para pessoas com deficiência.

De acordo com a presidente da Associação de Moradores do Bairro das Nações, Sara Soares, o espaço hoje é dos moradores. “Inicialmente, um colaborador nosso ainda ficará lá, de segunda a sábado, das 8h às 11h e das 13h às 17h, para apoiar na manutenção e passar instruções de colheita e plantio. Aos poucos, será migrado para a própria comunidade fazer toda manutenção e uso”, esclareceu.

Ainda há planos para expansão. Está em estudo uma parceria com o Recicla BC para implantar hortas pedagógicas dentro das escolas, junto com um programa de compostagem e de conscientização sobre o descarte de lixo com os alunos e professores.

“Nossa ideia é que todos os bairros tenham, porque é um espaço muito legal de interação da comunidade com o meio ambiente e principalmente uma área de lazer, de integração de crianças e adultos com a terra, com o plantio. Tem vários espaços públicos ociosos, que muitas vezes são usados para depósito incorreto de materiais, que podem ser transformados em uma área verde, sustentável, e ainda promover hortaliças e legumes frescos para a comunidade. Os moradores precisam entrar em contato com a administração pública, através da associação de bairro, para solicitar. O município vai verificar a viabilidade e nos sinalizar para a execução”, explicou Sara.

Para mais informações ou agendamento de visitas escolares ou particulares, é possível entrar em contato pelo telefone (47) 99637-0798.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Homem é preso com mais de 15 kg de maconha

Secretaria de Segurança realiza aula inaugural do I Curso de Atividades de Inteligência e Contrainteligência