in

Projeto de Apoio Pedagógico é apresentado para professores da rede municipal de ensino em Balneário Camboriú

Mais de 20 professores participaram do encontro, promovido pela Secretaria de Educação do município

Professores da rede municipal de ensino participaram da reunião de apresentação do Projeto de Apoio Pedagógico para os Anos Iniciais – 2025 nesta segunda-feira (19). Elaborado pelo Departamento Técnico-Pedagógico da Secretaria de Educação de Balneário Camboriú, a proposta tem o objetivo de oferecer suporte às crianças que apresentam dificuldades na aquisição da linguagem escrita e matemática.

Por meio do projeto, os profissionais de educação poderão promover intervenções pedagógicas qualificadas, tanto em sala de aula quanto no contraturno escolar.

Ao todo, 23 professores participaram do encontro, realizado no Sindicato da Construção Civil de Balneário Camboriú e Camboriú (Sinduscon). Durante a apresentação, também foram disponibilizados os documentos de referência e os critérios para o funcionamento do programa, para que as unidades escolares possam analisá-los e padronizá-los.

Conforme o Departamento Técnico-Pedagógico da Secretaria de Educação, a proposta prevê a atuação de professores com experiência e formação em alfabetização, além de metodologias com uso de materiais concretos e lúdicos, organização em pequenos grupos e acompanhamento contínuo por meio de relatórios trimestrais.

“Esse projeto promove a educação inclusiva, de equidade e qualidade para os alunos da rede municipal de ensino. Além disso, reforça o nosso compromisso em garantir que todas as crianças sejam devidamente alfabetizadas”, destacou a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.

Programa Cantinho da Leitura

Na manhã desta segunda-feira (19) também foi realizada uma reunião de alinhamento com os diretores das unidades de Educação Infantil do município participantes do programa Cantinho da Leitura.

O programa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e tem como objetivo viabilizar a instalação de espaços de incentivo a práticas de leitura em sala de aulas apropriados à faixa etária, ao contexto sociocultural, ao gênero e ao pertencimento étnico-racial dos estudantes.

Em Balneário Camboriú, foram selecionadas 20 unidades de Educação Infantil que atendem a faixa etária de 4 e 5 anos. A verba é destinada para estruturar os espaços de leitura das salas de referência com mobiliário, tapetes, puffs e almofadas, por exemplo. As coleções de livros são encaminhadas pelo governo federal, sendo assim, a verba deve ser usada exclusivamente para estruturar os cantinhos.


Informações adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3267-7038

Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Foto: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Fiscalização Máxima: Traficantes são presos pela Guarda Municipal com 1kg de haxixe

Com bola rolando, Barra FC abre semana de preparação para enfrentar o São José-RS