Uma solenidade cheia de emoção, serviu para revelar e premiar os profissionais – docentes e não docentes – vencedores do Prêmio Profissional Transformador, instituído pela Secretaria de Educação de Balneário Camboriú. Dos 36 projetos inscritos, pedagógicos e administrativos, 18 foram premiados. Em sua primeira edição, o Prêmio Profissional Transformador tem como objetivo reconhecer e valorizar os profissionais da Rede Municipal de Ensino. A solenidade ocorreu na noite desta terça-feira (08), no Teatro Municipal Bruno Nitz.
Com seis categorias, abrangendo todas as funções dos profissionais das unidades municipais, como professores de Educação Infantil; do Fundamental – anos iniciais e finais; equipe gestora e categoria não docente, o Prêmio Profissional Transformador envolveu 88 profissionais, em 36 projetos pedagógicos e administrativos – individuais e coletivos.
Após a publicação do edital, em 2 de setembro, os interessados tiveram três meses para inscrever seus projetos dentro dos moldes exigidos no edital, que compartilhasse experiências e práticas significativas, planejadas e efetivadas pelos profissionais, por exemplo. Para a avaliação dos projetos a Secretaria de Educação contou com uma banca examinadora constituída por membros de instituições de Ensino Superior. Foram classificados e premiados três projetos por categorias, que receberam, cada um, premiação em dinheiro, da seguinte forma: 1º lugar – R$ 2.500,00; 2º lugar – R$ 1.500,00; e 3º lugar – R$1.000,00.
Segue relação dos vencedores e respectivos projetos:
Categoria Professor de Educação Infantil 0 a 3 anos:
1º Lugar
– Projeto Corredor Interativo: Um espaço para compartilhar conhecimento – traz a família à escola, com o objetivo de fomentar o interesse pela vida escolar da criança, envolvendo as famílias nos projetos desenvolvidos em sala de aula.
Autores: Fernanda Regina Milani Schappo Macedo; Sandra Regina Rezende e Michely Cristina Marin dos Santos.
2º Lugar
– Projeto Abayomi Viajante: Promove empatia pelo próximo, ampliando as relações interpessoais, de modo que ao brincar a criança reconheça a relação afetiva e as diversas formas de expressão.
Autores: Camila Souza dos Santos; Gilberto de Oliveira; Juliana Magari de Souza e Rosana da Silva Siqueira.
3º Lugar
– Projeto A Arte de Contar História: Resgata e incentiva o hábito da leitura e desperta a imaginação.
Autores: Lucimar Pereira de Oliveira; Maria da Conceição Ribeiro Doleski e Viviane dos Santos Vargas.
Categoria Professor de Educação Infantil 4 a 5 anos:
1º Lugar
– Projeto Insetos: Pesquisa a vida dos insetos, envolvendo as famílias.
Autores: Nádia Nara de Souza e Fernanda Rossoni.
2º Lugar
– Projeto Semeando Uma Consciência Ecológica: Estimula o respeito e a preservação da flora, fauna e dos recursos naturais; desenvolvendo novos hábitos e contribuindo para um futuro melhor.
Autora: Nedi Moraes.
3º Lugar
– Projeto Diário do Elogio: Um Elogio Sincero Pode Mudar o Seu Dia! Que Tal mudar O Dia De Alguém Hoje? Com palavras de elogio melhorar o dia a dia das pessoas.
Autora: Maria Carolina Cugola Ludwig.
Categoria Professor de Anos Iniciais:
1º Lugar
– Projeto O Melhor Tempero é o Amor: Auxilia a explorar as emoções em um ambiente cheio de vida, fora da sala de aula, como a horta escolar.
Autoras: Luana Dittrich e Lucimar da Silva e Silva.
2º Lugar
– Projeto Restaurante da Portuguesa: Busca garantir o uso ético e estético da linguagem verbal, estimulando a leitura e o conhecimento da Língua Portuguesa.
Autora: Daniela Guimarães.
3º Lugar
– Projeto Educação Financeira e o Meio Ambiente: Estabelece relação com o hábito de poupar, mostrando à criança a importância de economizar, em todos os sentidos, inclusive nos recursos naturais, ajudando a preservar o meio ambiente.
Autores: Roselene Steli Silva; Tiago Haubert; Marta Barboza; Bruna Borden Lopes; Luiz Henrique Petermam; Nilton Gabriel da Costa Macedo e Nedson Santos Bastos.
Categoria Professor de Anos Finais
1º Lugar
– Projeto Cartas que transformam: Ressignificando O Imaginário da Primeira Guerra Mundial: Desconstruir a guerra como algo glorioso e ressignificá-la através de uma perspectiva crítica e humanizadora.
Autora: Sabrina Rosa Drews.
2º Lugar
– Projeto Aprender Inglês no Laboratório de Ciências: Uma experiência interdisciplinar através de um jogo focado na colaboração entre alunos.
Autores: Tuane Cristiane Pinheiro Freitas e Sabrina Hillesheim.
3º Lugar
– Projetos Narrativas de Aprendizado sobre a Segunda Guerra Mundial: Reflexões sobre termos conceituais e personagens do contexto histórico da Segunda Guerra, através de um jogo colaborativo.
Categoria Equipe Gestora:
1º Lugar
– Projeto O que se faz na Educação Infantil?: Tornar visível o trabalho com intencionalidade pedagógica do professor de Educação Infantil.
Autora: Francieli Carvalho Taborda.
2º Lugar
– Projeto Letramento Midiático e Comenius Pocket: Análise de um jogo de Mídia-Educação na formação dos professores do Ensino Fundamental.
Autor: Edenilton da Silva Muniz.
3º Lugar
– Projeto Deixe Pegadas, Bitucas Não!: Recolhe em bituqueiras colocadas nas Praias Agrestes as bitucas, que tanto prejudicam os oceanos e, consequentemente, a vida marinha.
Autores: Hilton Garcia do Nascimento e João Vitor Colsani.
Categoria Não Docente:
1º Lugar
– Projeto Comunica Libras: Viabiliza a comunicação entre alunos ouvintes e surdos, através da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Autora: Gizelly Santos Souza.
2º Lugar
– Projeto Vamos de Guia: Discuti aa práticas de Educação Alimentar e Nutricional, ressaltando a importância de uma alimentação saudável.
Autora: Priscila Facin.
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