Naturismo é muito mais abrangente do que o simples fato de praticar o nudismo, é um conjunto de princípios éticos e comportamentais voltados a natureza, com a finalidade de estabelecer um modo de vida saudável fisicamente e mentalmente agregado à conservação do meio ambiente, assim sendo, a prática nudista, principal fundamento doutrinário do naturismo, deve servir de base para uma melhor qualidade de vida e educação, inclusive de jovens e crianças.
A prática do naturismo faz com que cada pessoa viva da forma mais natural e espontânea possível, sem as características padronizadas que movem a maioria da sociedade. O naturismo não prega modismos, hábitos ou ideologias, apenas o direito a liberdade de expressão e pensamento dos seus praticantes.
Este é o conceito básico do naturismo, introduzido na Praia do Pinho, na região das praias agrestes de Balneário Camboriú por iniciativa do naturista gaúcho Celso Rossi, atualmente radicado em Florianópolis, em outra praia de nudismo.
Protesto
Em conversa com um naturista que freqüenta há muitos anos a Praia do Pinho, o Blog do Pepa recebeu a informação de que muitos simpatizantes estão abandonando o local em razão da presença de curiosos que alegando o “direito de ir e vir” invadem a faixa de areia anteriormente reservada para os naturistas. Munidos de celular e máquinas fotográficas, os curiosos constrangem e espantam as famílias assim como demais freqüentadores, devido a falta de segurança.
GIPHY App Key not set. Please check settings