A tradição e a fé se encontram em Porto Belo no dia 9 de maio, sexta-feira, durante a Missa de Bênçãos pela abertura da temporada da Pesca da Tainha. A celebração acontece às 9h30 no Rancho Henrique, em frente à Pousada Vô Jaques, na Praia do Balneário Perequê. A celebração é promovida pelo Governo de Porto Belo, por meio da Fundação da Cultura e da Secretaria de Pesca e Aquicultura e conduzida pela Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos.
A Missa reúne pescadores artesanais, moradores e visitantes para abençoar o início de uma das práticas mais tradicionais da cidade. O momento tem como objetivo fortalecer a fé e renovar os laços da comunidade com o mar e com a atividade pesqueira.
A pesca da tainha na forma de “arrastão” mobiliza dezenas de pessoas em Porto Belo. Desde o amanhecer até o entardecer, pescadores se revezam na praia, atentos aos sinais que indicam a presença de cardume em alto mar.
A temporada de pesca com emalhe anilhado está liberada a partir do dia 1º de maio. Em Porto Belo, os tradicionais ranchos de pesca já estão organizados e prontos para mais uma safra. Em 2024, Santa Catarina registrou a captura de mais de 2 milhões de quilos de tainha, demonstrando a força e a importância dessa atividade para o Estado.
—
Att.
Ana Maria Cordeiro
Jornalista – Diretora de Imprensa
Prefeitura Municipal de Porto Belo
(47) 9 9622 7293
GIPHY App Key not set. Please check settings