O Podemos iniciou a campanha eleitoral em Santa Catarina com 18 candidatos a prefeito, 37 candidatos a vice e 966 candidatos a vereador distribuídos em 119 municípios. Desde março, quando a deputada Paulinha assumiu o comando estadual do partido, a agremiação cresceu de 86 para 138 municípios organizados, e aumentou o número de vereadores filiados de 31 para 87.
Nas 20 maiores cidades de Santa Catarina, o Podemos participará das eleições proporcionais em 19, o que fortalece a expectativa do partido em formar nominatas competitivas para as eleições de 2026. Além disso, 53 dos vereadores filiados disputarão a reeleição, enquanto outros serão candidatos à majoritária, disputando vagas de prefeito ou vice.
“O crescimento do Podemos em Santa Catarina reflete nossa estratégia de atuação municipalista, e o compromisso com pautas que dialogam diretamente com a realidade dos cidadãos, como o apoio a autistas, pessoas com deficiência, causa animal e integridade no serviço público”, destacou a deputada estadual Paulinha, presidente do Podemos no estado.
A meta do partido é expandir sua presença para os 295 municípios catarinenses, preparando candidaturas para deputado estadual e federal em todas as regiões. Outro destaque da atual gestão do Podemos é o incentivo a candidaturas femininas. A cota obrigatória de candidatas mulheres é de 30%, enquanto as candidatas podemistas ocuparão quase 40% das vagas do partido em SC, com candidatas a prefeita em Mafra, Bela Vista do Toldo, Salto Veloso e Jaraguá do Sul.
GIPHY App Key not set. Please check settings