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Outubro Rosa: empresa desperta olhar para o cuidado com a saúde da mulher moderna

Neste mês, instituições de saúde e a sociedade se mobilizam em uma importante campanha de conscientização: o Outubro Rosa. Esta iniciativa visa alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais afetam as mulheres no Brasil e no mundo. A Tempo Med planos de saúde, operadora que atua na Grande Florianópolis desde maio do ano passado, quer chamar a atenção das suas pacientes e público em geral para o cuidado com a saúde da mulher. “Cuidar da saúde física e mental envolve abordar desafios específicos que as mulheres enfrentam hoje, como a sobrecarga de papéis, demandas profissionais e pessoais, e a pressão social”, explica Paulo Poli, médico de família.

Segundo o doutor, o modelo assistencial da operadora visa que todas as pacientes tenham um médico de referência, que acompanhem seu histórico de saúde, hábitos de vida e possam focar em ações preventivas específicas nas diferentes fases da vida (gestação, menopausa e envelhecimento).

“Também buscamos incentivar o autocuidado: lembrar a paciente sobre a importância de se dedicar a atividades que promovam o bem-estar, como hobbies, lazer e descanso. A medicina de família olha a paciente como um todo e busca desperar a flexibilidade, ou seja, mostrar que não é preciso ser “perfeita” em todos os papéis; aprender a delegar e equilibrar responsabilidades também é cuidar da saúde mental”, reforça Poli.

A melhor forma, mais prazerosa e acessível para prevenir doenças, dentre elas o câncer, é ter uma vida saudável. Isso inclui atividades físicas, como: caminhadas ao ar livre, dança, esportes recreativos ou treinos de curta duração; alimentação equilibrada; socialização e descanso.

“Quando necessário, não ter receio de buscar psicoterapia: a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental ajuda muitas mulheres a aliviarem sintomas de estresse ou ansiedade.

Câncer de Mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres brasileiras, superado apenas pelo câncer de pele. Em 2022, aproximadamente 66 mil mulheres receberam o diagnóstico de câncer de mama no Brasil. 99% dos casos ocorrem em mulheres, embora a doença também possa afetar homens.
Em Santa Catarina, 660 mulheres perderam a vida para o câncer de mama no ano passado, e as projeções indicam que até 2025 o estado terá 3.860 novos casos de câncer de mama e 880 de colo de útero.

Mamografia – quando fazer

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) recomenda que pacientes entre 50 e 69 anos realizem a mamografia a cada 2 anos.
Nos Estados Unidos, o U.S. Preventive Service orienta que pacientes entre 40 e 74 anos façam o exame a cada 2 anos para. Na Inglaterra, o UK National Screening Committee recomenda o exame a cada 3 anos para pacientes acima de 50 anos.

“Essas referências internacionais reforçam que o exame é importante, porém mais crucial do que a detecção é como a população pode adorar medidas preventivas ao longo da vida para evitar todo e qualquer tipos de câncer ou as demais doenças. Aproveitamos o mês de outubro para falar deste tema, mas o cuidado acontece o ano todo aqui na operadora. Queremos cuidar das pessoas antes que elas fiquem doentes, finaliza”, Poli.

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