in

Onda de calor persiste no carnaval e temperaturas podem superar os 40°C em Santa Catarina

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

Após uma semana com sensação de calor intenso, a massa de ar quente mantém as temperaturas elevadas até terça-feira (13) em Santa Catarina. No entanto, há previsão de alívio desta condição com a chegada de uma frente fria litorânea na quarta-feira (14). Esta mudança promete trazer uma diminuição nas temperaturas, especialmente nas áreas dos planaltos, ao longo de todo o Vale do Itajaí e nas regiões litorâneas do estado.

A previsão indica que neste carnaval as temperaturas ficarão acima dos 30°C em todas as regiões. No final de semana, o destaque fica para as regiões do oeste catarinense, onde superam os 35°C, com extremos próximos a 40°C nas proximidades de Itapiranga, município localizado nas regiões de fronteira com a Argentina. 

Vale destacar a intensificação do calor nas regiões litorâneas e no Vale do Itajaí na segunda-feira, quando os modelos também indicam valores próximos a 40°C no Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Na Grande Florianópolis marcam valores de 35 a 38°C. “Esse calor só deve amenizar a partir da quarta-feira com o avanço de uma nova frente fria que provoca aumento de nebulosidade e temporais pelo estado. Além disso esse calor durante o carnaval deve vir acompanhando de temporais de verão que ocorrem entre a tarde e a noite”, destacou o meteorologista chefe da secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, Felipe Theodorovitz.

Nos próximos dias, durante as tardes e noites, o calor excessivo favorece a ocorrência de temporais de verão em Santa Catarina que, de maneira localizada, podem vir acompanhados de vendavais e chuva intensa provocando alagamentos e enxurradas pontuais.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Pré-candidato a prefeito de BC, Allan Schroeder quer apurar os danos causados pela Emasa

INIS inicia projeto de sinalização náutica na Praia de Cabeçudas