in

Número de oficinas na SPI aumentou mais de 80% de janeiro a abril de 2025

Idosos podem participar de atividades oferecidas gratuitamente pela secretaria

Com 49 oficinas disponíveis atualmente, a Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), em Balneário Camboriú, atende de segunda a sexta-feira com atividades que vão desde ginástica até massagem. Em janeiro deste ano, a SPI contava com 26 oficinas, número que quase dobrou em apenas quatro meses.

As atividades disponibilizadas atualmente são diversificadas e trabalham com estímulo mental, físico e de convívio social. Os serviços são realizados por voluntários e estão disponíveis de forma gratuita para a população 60+.

São atendidas entre 1,2 mil e 1,5 mil pessoas diariamente nas dependências da secretaria, localizada na Rua 1822, nº 614, Centro.

“O idoso pode ter o que quiser aqui. Isso serve de estímulo para milhares de idosos que se aposentaram, não tem mais uma atividade de trabalho e acabam ficando enclausurados nos seus apartamentos. O nosso objetivo aqui é criar estímulos para que haja convivência social”, destaca o secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel.

Os idosos também recebem oficinas que trabalham a questão do equilíbrio, para prevenir quedas, um dos incidentes mais comuns com pessoas acima dos 60 anos. Os idosos que ainda não sabem andar de bicicleta também aprendem a fazê-lo na SPI.

Entre as oficinas mais procuradas pelos idosos estão aquelas que exigem movimento corporal, como o pilates, danças e ritmos. Já as atividades de bingo e “mateada”, que faz referência à cultura gaúcha, chegam a ter entre 150 a 200 participantes.

Atividades variadas

Lucimar Ribeiro Pinto, de 69 anos, é atendida pela SPI há três anos e notou mudanças significativas ao participar das atividades oferecidas. Atualmente, ela faz aulas de funcional e pilates em grupo.

“Resolveu a minha saúde. Antes eu estava meio sedentária, não queria sair de casa, todas aquelas coisas. Depois que eu descobri isso aqui, eu já não perco mais nenhuma aula, me sinto satisfeita com os exercícios. Eu tinha muitas dores no corpo e hoje posso dizer que eu não tenho mais nada. Mesmo tendo a idade que eu tenho, estou me sentindo uma quarentona”, destaca.

As oficinas oferecidas são realizadas por voluntários e profissionais de outras secretarias, como Bruna Silveira de Morais, que atua pela Fundação Municipal de Esportes. Formada em Educação Física e pós-graduada em Atividade Física para Terceira Idade, ela ajuda os idosos a movimentarem o corpo com exercícios adaptados e pensados para eles. “Para mim, trabalhar com idosos é fantástico. Eu acho que isso vem de caráter, de criação, de ter o dom. Eu me identifico muito com eles, pelo carisma, pelo abraço, e o conforto muitas vezes”, conta Bruna.

Gabriela Diniz é funcionária da Secretaria de Saúde e também atua como instrutora de pilates na SPI duas tardes por semana. Para ela, disponibilizar oficinas que geram essa movimentação corporal traz mais funcionalidade para as pessoas 60+. “O idoso funcional é um idoso mais saudável, independente, que consegue se virar no dia a dia com as coisas dele, sem ficar dependendo dos outros. De maneira geral, isso traz benefícios para o próprio município também”, comenta.

Tatiana Portes, de 68 anos, é uma das alunas de Gabriela no pilates, sendo sua primeira oficina na SPI. Ela começou em janeiro e já notou diferenças, o que despertou seu interesse em explorar outras atividades oferecidas pela secretaria.

“A minha parte de equilíbrio era bem difícil e já percebi uma melhora, bem como uma dor que costumava sentir e hoje está bem melhor. Meu marido quer vir comigo para fazer o funcional e o curso de italiano oferecido aqui. Quero seguir com o pilates e conhecer outras oficinas novas também”, destaca.


Informações adicionais:

Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família
(47) 3344-2559

Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Foto: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

AMFRI realiza Curso sobre Avaliação Atuarial e reúne Gestores de RPPS

Transferência simbólica da sede administrativa para a região Sul será nesta sexta-feira