in

Mutirão de combate à dengue retira 20 toneladas de materiais do Bairro da Barra

A ação visitou cerca de 350 residências neste sábado (5)

O mutirão de combate à dengue realizado neste sábado (5), no Bairro da Barra, resultou na retirada de 20 toneladas de materiais que poderiam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti. A mobilização foi coordenada pela Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, por meio da Vigilância Ambiental.

As equipes iniciaram os trabalhos às 8h, na Rua Donaciano Santos, esquina com a Rua Adaci Gomes, e seguiram por vias como Maria Mansoto, Sargento Mário Rodrigues e Bruno Zabel, finalizando na Praça da Figueira. Aproximadamente 350 residências foram visitadas, com ações de orientação aos moradores, eliminação de focos e aplicação de larvicida onde necessário.

Segundo o diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz, o retorno ao bairro, que já havia recebido um mutirão em fevereiro, se deu pelo alto número de focos encontrados na região. Atualmente, o Bairro da Barra lidera o ranking do município, com 100 dos 439 focos registrados em Balneário Camboriú até o momento.

“Fizemos um mapeamento bem preciso aqui no Bairro da Barra e percebemos que a grande maioria dos focos encontrados pela equipe estão dentro das residências. São depósitos que chamamos de móveis, como pratos de vasos, por exemplo. Ou seja, tudo aquilo que conseguimos eliminar facilmente”, explicou David.

Além da atuação técnica, a mobilização também teve um caráter educativo, com carro de som circulando pelas ruas, equipes a pé e a presença do mascote “Mosquitão”, que percorreu o bairro em carro aberto para chamar a atenção da população.

O mutirão contou com o apoio da Subprefeitura da Região Sul, Guarda Municipal, Defesa Civil, BC Trânsito, Secretaria de Planejamento, Fiscalização de Obras e Atividades Urbanas, Unidade Básica de Saúde (UBS) da Barra, empresa Ambiental e equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt).

Números

Segundo boletim semanal epidemiológico, até a última sexta-feira (4), foram 83 casos de dengue confirmados na cidade. Destes, 40 são autóctones, 2 importado, 40 indeterminados ou em investigação.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Prefeitura apoia projeto da Udesc e UBV para crianças e adolescentes da Vila Fortaleza

Prefeito de Camboriú assina Projeto de Lei para criação do Programa “Agito no Bairro”