O candidato a prefeito, André Meirinho (PP), resgatou nesta quarta-feira (18), em encontro com o Instituto Ideia, sua atuação pela preservação da Praia de Taquarinhas. Essa já é uma pauta defendida por Meirinho desde 2008, mesmo antes de entrar na política.
“Essa não é uma luta de agora, é de anos, e por isso reafirmo meu compromisso com a Praia de Taquarinhas. Isso está no meu plano de governo e nós vamos viabilizar a criação do Parque de Taquarinhas. Já atuo há anos junto com o Ideia e diversas entidades em prol da preservação dessa praia, que possui um grande valor ambiental, paisagístico, científico e turístico para as presentes e futuras gerações de Balneário Camboriú”, disse André Meirinho.
Histórico
Meirinho atua desde 2008 em iniciativas que visam à preservação de Taquarinhas, com o apoio da comunidade e de representantes do Instituto Ideia, professores do Laboratório de Gestão Costeira da Univali e da Comissão de Meio Ambiente da OAB.
Dentre muitas ações, Meirinho fez, como vereador, algumas moções de apelo em 2016, 2017, 2019 e 2021 para que a Assembleia Legislativa votasse a criação do Parque Estadual da Praia de Taquarinhas, que em 2009 e 2011 teve projeto do então deputado Sargento Amauri Soares e que em 2019 foi retomado e reapresentado pelo deputado Ivan Naatz.
Além disso, indicou ao Poder Executivo a realização de um Decreto de Interesse Social das áreas, que foi aceito e publicado pelo prefeito em março de 2019. Meirinho também viabilizou o apoio do senador Esperidião Amin, que intermediou diálogo com a Caixa. Essas ações foram fundamentais para que a área não fosse vendida em leilão e permanecesse com a instituição.
Ainda como vereador, também sugeriu o patrocínio de Naming Rights para solucionar a questão para as esferas municipal e estadual.
Já no início de 2024, André Meirinho apresentou, em reunião com a Caixa Econômica Federal, uma solução para que a Praia de Taquarinhas vire um parque ambiental em Balneário Camboriú.
Como parlamentar, ele solicitou à Caixa que disponibilize ao Município ou Estado os terrenos na praia (que atualmente são propriedade da Caixa) e, em contrapartida, o local passe a se chamar, por exemplo, “Parque Taquarinhas Caixa”, através de patrocínio de Naming Rights, por um prazo determinado, baseado em sua tese de doutorado “O Patrocínio de Naming Rights na Administração Pública: perspectivas e diretrizes para o Brasil”, que foi a primeira do país sobre o tema.
Texto: Kattiúcia Villain – PP/BC
Fotos: Samantha Silva
GIPHY App Key not set. Please check settings