uando falamos de casos como a hipoglicemia relacionada ao consumo excessivo de álcool, temos o chamado coma alcoólico. Nesses casos, o atendimento hospitalar deve ser imediato, pois se trata de uma emergência médica.
DATA – FEVEREIRO 2025 – O Rafael e o marido, Rodrigo, não perdem um dia da folia de carnaval. Seja em Balneário Camboriú, onde moram, ou no Rio de janeiro, onde reúnem os amigos e aproveitam cada dia. Adeptos de atividades físicas e de uma alimentação saudável, os cuidados no Carnaval são redobrados.
“No carnaval, não tem como escapar de uma bebida ou outra e até comer algum lanche não muito saudável ou fora do horário, então a gente tenta cuidar ao máximo o ano inteiro. Sempre bebemos muita água e nos períodos que não estamos na folia, caprichamos numa alimentação mais rica em saladas, carboidratos e muita, muita água e suco”, conta Rafael.
A médica nutróloga Gabriella Lamel, membro da Associação Brusquense de Medicina – ABM, lembra que não importa o quanto a pessoa está bem preparada fisicamente para os dias consecutivos de festas, esses bons hábitos devem ser mantidos para que o corpo continue funcionando como deve e não sinta tanto os efeitos dos dias de folia. “O nosso corpo tem demandas constantes de nutrientes, energia, água e descanso. A atenção especial aqui deve ser para a ingestão de água e não ficar longos períodos sem comer. Então, comer frutas nos lanches e fazer uma refeição completa com carboidratos, proteínas, fibras e gorduras boas no almoço e no jantar, assim como dormir de sete a oito horas por noite e beber bastante água, é um excelente começo para você resistir às demandas fisiológicas dos excessos do carnaval”, orienta a médica.
CUIDADO COM O EXCESSO DE ÁLCOOL
Entre os riscos do álcool, em excesso, estão a hipoglicemia e a desidratação. Aquela dor de cabeça que se sente quando estamos de ressaca é, na maior parte das vezes, pela desidratação. Então, intercalar os drinks e as outras bebidas com água evita essa depleção de líquidos no nosso corpo.
“Já quando falamos de casos mais extremos, como a hipoglicemia relacionada ao consumo excessivo de álcool, temos aquelas situações comumente chamadas de coma alcoólico. Nesses casos, o atendimento hospitalar deve ser imediato, pois se trata de uma emergência médica. A pessoa geralmente ficará inconsciente depois de um consumo excessivo de álcool se ela estiver apresentando um quadro de coma alcoólico”, frisa a doutora Gabriella.
PÓS-CARNAVAL
Após os dias de folia, o corpo ainda sente os efeitos do carnaval, então a médica reforça a necessidade de manter a hidratação, com a ingesta de água, sucos adequada também é fundamental nessa fase de recuperação. Preservar o sono noturno, pois é assim que de fato o nosso cérebro se recupera. Além disso, comer bem, com frutas, vegetais, carnes, ovos, enfim, uma alimentação bem variada para que o corpo se regenere.
DICAS DE SUCOS PARA INGERIR ANTES E DEPOIS DO CARNAVAL
*Suco energizante:
Bata no liquidificador
250 ml de água de coco
1 fatia grande de abacaxi
1 ramo de hortelã
Gelo a gosto
*Suco para redução da retenção de líquidos:
Bata no liquidificador
1 fatia de couve
1/2 pepino descascado
1 maçã
1 fatia pequena de gengibre
Suco de 1 limão
GIPHY App Key not set. Please check settings