Administrado pela Secretaria da Pessoa Idosa, o espaço conta com diversos profissionais e serviços especializados
Com profissionais apaixonados por promover saúde e bem-estar para pessoas com mais de 60 anos, o Lar dos Idosos de Balneário Camboriú faz muito mais do que apenas acolher. Administrado pela Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), o local tem capacidade para 44 idosos, com mais duas vagas destinadas ao programa Abraço ao Idoso, que funciona 24 horas.
Ao todo, mais de 40 profissionais trabalham no local, com serviços que incluem odontologia, psiquiatria, nutrição, fisioterapia, educação física, entre outros. O Lar dos Idosos conta ainda com uma equipe formada por técnicas de enfermagem e cuidadoras, que trabalham diariamente no atendimento das demandas dos acolhidos.
O secretário da Pessoa Idosa e também administrador do Lar dos Idosos, Claudir Maciel, explica que a gestão do local foi assumida pela Prefeitura de Balneário Camboriú em 2012 e, a partir disso, muitas ações foram realizadas para melhorar os serviços prestados pela SPI.
“Isso completa um ciclo da política municipal, que é a proteção ao idoso através do programa Abraço ao Idoso, a promoção deles através das 50 oficinas que nós desenvolvemos na Secretaria Municipal da Pessoa Idosa e o acolhimento que nós exercemos através do Lar dos Idosos”, disse.
Claudir também destaca a nova dinâmica implantada sob sua gestão, que é a realização das oficinas da SPI dentro do Lar dos Idosos para levar estímulos emocionais, alegria e diversão para os residentes. São oferecidas oficinas de música, terapia, cantoria, teatro, massagens, danças, corte de cabelo e barba, jogos e muito mais.
Localizado na Quinta Avenida, n° 10, no Bairro dos Municípios, o Lar dos Idosos atende pessoas com mais de 60 anos que necessitam de apoio, incluindo idosos em situação de vulnerabilidade, abandono ou negligência.
A solicitação para o acolhimento institucional é realizada por meio de abertura de protocolo no site da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, sendo necessário preencher alguns dados e anexar os documentos requeridos.
Acolhimento
A assistente social Gislaine Fernandes Andrade trabalha no lar desde 2016 e é a responsável por ajudar os idosos com os trâmites relacionados à benefícios e auxílios, como o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Muitos não têm registro de trabalho, com pouco tempo de carteira assinada e, a partir de 65 anos, esses idosos têm direito a esse benefício”, contou.
Além do trabalho relacionado aos direitos dos idosos, Gislaine promove saídas com eles, para celebrar momentos especiais ou aproveitar um dia de passeio pela cidade. Ela também ajuda a organizar pequenos eventos no lar, para impulsionar o vínculo entre a família e os acolhidos.
Todas as fases do acolhimento envolvem profissionais comprometidos, como a nutricionista Michele Hultmann Nieweglowski, responsável pelo cardápio oferecido aos idosos. Há um ano e meio à frente da cozinha do local, ela detalha que a alimentação é variada e repleta de proteínas.
“A gente tem mignon suíno, frango, carnes em cubos, escondidinho, então eu tento sempre deixar o cardápio bem variado, de acordo com o que eles gostam, com o que conseguem digerir, com um temperinho suave que remete também os velhos tempos deles”, explicou.
Além do controle nutricional rico em proteínas, Michele investe em receitas com legumes, verduras e sucos naturais. No Lar dos Idosos não são utilizados alimentos ultraprocessados, até os temperos são naturais.
A saúde física deles também é trabalhada com muita dedicação. O fisioterapeuta Andrey Martini desenvolve atividades adaptadas de acordo com a necessidade dos idosos. O profissional explica que o atendimento geralmente é individual, sendo levado em consideração o grau de dependência de cada paciente.

“Dentro das demandas existem várias áreas de atuação, a parte respiratória, de traumato-ortopedia, em que muitos têm essas limitações de estrutura óssea, articular, e a gente trabalha muito nisso, principalmente dando o maior conforto possível para eles”, destacou.
O Lar dos Idosos também conta com a educadora física Gabriela Pereira de Oliveira, que exerce a função no local há mais de dois anos. Assim como o fisioterapeuta, ela também organiza os exercícios conforme a capacidade e dependência dos acolhidos, trabalhando tanto a parte corporal, quanto a cognitiva.
“Também trabalho a parte sensorial com atividades que envolvem diferentes aromas. A gente fez uma atividade com argila de montar esculturas pequenas, esculturas de alimento e de comer com os olhos vendados para tentar adivinhar o que era, justamente para tentar resgatar esse sentido deles”, disse.
O trabalho realizado pelos funcionários envolve muito carinho e afeto pelos residentes, que veem os profissionais como verdadeiros amigos, estabelecendo laços afetivos que só contribuem com os serviços realizados no local.
“Eu gosto de viver aqui, me dou muito bem com todos. Os funcionários são ótimos, muito atenciosos e cuidadosos com a gente”, comentou Terezinha da Silva, de 72 anos, que reside no Lar dos Idosos há sete anos.
Marcos Rodrigues de Almeida, de 68 anos, vive no local há pouco mais de um ano. Professor de história e geografia aposentado, ele destaca o atendimento especializado que recebe dos profissionais. “Eles vão no nosso quarto, fazem nossa barba, mantêm nossas roupas e quarto sempre limpos. A comida feita aqui é muito boa também, somos muito bem acolhidos, não há do que reclamar”, relatou.
O Lar dos Idosos está aberto para receber pessoas que desejam conhecer o espaço e interagir com seus moradores. Para agendar uma visita, entre em contato com a direção do local pelo telefone (47) 3363-7835.
Sobre a Associação São Vicente de Paula
A Associação São Vicente de Paula, o Lar dos Idosos de Balneário Camboriú, surgiu em maio de 1979, por meio de uma iniciativa de pessoas sensibilizadas com a situação dos idosos vulneráveis na época.
A comunidade apoiou o projeto e um terreno foi doado. A associação foi criada como uma instituição privada, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, podendo acolher até 44 idosos.
Em 2012, a gestão da instituição passou a ser administrada pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, medida necessária para atender às normas e regulamentações das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).
Atualmente, a Associação São Vicente de Paula conta com serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, atendendo homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos, que enfrentam situações de risco, como abandono, negligência e maus-tratos, e que apresentam diversos graus de dependência.
Os cuidados são viabilizados com recursos provenientes da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Pessoa Idosa, que custeiam os salários dos funcionários e pagamento de tributos. Os demais gastos, como despesas diárias e melhorias nos atendimentos, são viabilizados por meio de doações da comunidade e contribuições voluntárias dos próprios idosos acolhidos.






GIPHY App Key not set. Please check settings