in

Jacy Malta recebe o título de Cidadã Honorária de Balneário Camboriú

A educadora Jacy Castro Malta recebe nesta quarta-feira (16) o título de Cidadã Honorária de Balneário Camboriú, indicação do ex-vereador Bola Pereira quando no exercício do cargo, em março de 2020.

A homenageada tem um histórico de bons serviços prestados à educação. Em Balneário Camboriú ocupou a função de Secretária Municipal de Educação durante sete anos e por sua dedicação ao estudo tornou-se personalidade reconhecida pelo talento e capacidade. Acompanhe a seguir a justificativa do ex-vereador Bola Pereira pela justa homenagem:

Jacy Castro Malta nasceu numa cidade, no interior do estado de São Paulo, ITIRAPINA. Lá viveu até completar sete anos. Da sua primeira infância, carregou valores que preza até os dias atuais: o respeito, a sinceridade, a solidariedade, o amor entre outros. Vinda de uma família humilde, mas muito criativa, Jacy aprendeu a importância dos sonhos na vida do Ser Humano. Um dos sonhos que cultivava era ajudar outras crianças, jovens e adultos a sonharem como ela na busca de uma sociedade com menos desigualdades sociais.

Com 7 anos de idade sua família se mudou para Santos, litoral do estado de São Paulo, onde viveu até os 20 anos, conheceu o seu marido Raimundo Malta, com o qual teve duas filhas; a Ludmilla e a Tatiana Malta. Casada, fixou residência em Campinas, no interior do estado de São Paulo e lá viveu até 1980, quando mudou-se para Balneário Camboriú. Há 41 anos que Jacy vive nesta cidade.

Jacy sempre carregou consigo o que para si sempre foi uma verdade: o estudo faz com que as condições de vida e a consecução dos sonhos se tornem realidade com mais facilidade. Por isso estudou muito: Na PUCC , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, graduou-se em Letras: Português e Inglês, em seguida especializou-se em Tradutora de Língua Inglesa. Já em Balneário Camboriú concluiu o curso de História com pós-graduação em História do Brasil, na Univali, também cursou especialização em Psicologia Escolar. Na Universidade Federal de Santa Catarina especializou-se no ensino de literatura portuguesa e inglesa e após foi admitida no Mestrado em Linguística, onde concluiu com louvor, no ano de 2000.

Sua vida profissional iniciou-se em Campinas em escolas públicas como professora concursada. Já aqui em Santa Catarina, em Itajaí, lecionou no Colégio São Jose e Salesiano e no Colégio Nereu Ramos.

Seu sonho de tornar cidadãos os seus alunos nortearam sua vida profissional. Em 1997, Jacy Malta assume a Secretaria Municipal de Educação , daí então pode alargar o horizonte de seus sonhos, em formar verdadeiros cidadãos. Foi Secretária de Educação por 7 anos, revolucionando o sistema educacional da cidade. Nessa época o analfabetismo foi zerado na cidade. A repetência caiu a zero. Foram criados pólos de alfabetização de adultos por toda a cidade, até mesmo na Secretaria de Obras, nas Igrejas, nas prisões, onde fosse indicado um núcleo que houvesse analfabetos, lá estava a secretaria da educação, até em garagens de casas. Foi feito um chamamento ás famílias explicando que nenhuma criança ficaria fora da escola, e a elas seriam dadas todas as condições para que estudassem: distribuição de material escolar, de uniformes, tênis e meias, agendas escolares, apoio escolar e tudo o que mais fosse necessário. A era do Nescau e da bolachinha acabou. As crianças recebiam refeições de primeira qualidade, bem como frutas das mais variadas espécies.

Os alunos eram respeitados em seu progresso e em suas dificuldades. Aderiu-se o Programa de Aceleração de Aprendizagem, do governo federal, crianças com 2 anos de repetência iam para salas especiais a recuperar o tempo perdido.

Os professores tinham assessoria permanente, para discussão e solução de suas necessidades pedagógicas. O ensino supletivo desenvolveu-se com metodologia própria e apostila criadas pelos professores, conforme a realidade vivenciada.

Foi criado o Departamento de Educação Especial, as crianças que até então não tinham a oportunidade de estar com outras crianças começaram a chegar à Rede Municipal de Ensino.

Foi criado o Projeto Oficinas, que existe até os dias atuais, aulas de línguas, de artes plásticas, de dança, de canto, de informática eram oferecidas a todos os alunos que se interessassem, evitando assim que permanecessem no contra turnos ociosos, a mercê de coisas ruins. Agora, a criança filha de pais trabalhadores poderiam usufruir do que a criança de classe média sempre tiveram acesso.

Psicólogas e fonoaudiólogas também ocuparam o espaço escolar.

Trouxe-se a Escola de Pais para dentro da escola onde se discutia de forma pratica como cuidar dos filhos.

O meio ambiente pela primeira vez fez parte das ações desenvolvidas nas escolas, o projeto Terra Limpa e o Projeto Ambiarte trouxe uma consciência ecológica aos alunos e pais de alunos da Rede Municipal de Ensino.

Até mesmo um adjetivo pátrio para quem nascesse na nossa cidade não existia e foi encaminhado pela Secretaria, bem como um hino de nossa cidade foi criado através de um concurso orientado pela secretaria de educação.

Encontra-se, hoje adultos, alunos que lembram com saudade daquela época e do quanto isso influenciou diretamente suas vidas.

Assim, podemos dizer, que as ações de ensino e aprendizagem de 1997 a 2003, época em que Jacy Malta foi secretária de educação de nossa cidade impactou positivamente nosso desenvolvimento.

Hoje Jacy vive feliz ao lado de suas duas netas Yasmin e Victoria, que são a razão para que Jacy continue engajada em trabalhos em prol de numa vida justa para todos.

Por tais motivos conto com o apoio dos nobres colegas Edis para a aprovação do presente Decreto Legislativo”.

 Aldemar Bola Pereira (PSDB)

Vereador

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Proteja seu sindicato, ele é o guardião dos seus direitos. (Valdir Loli)

5 mil tainhas na praia de Taquaras