Secretaria da Pessoa Idosa conta com um responsável por ajudar os idosos a realizar as inscrições on-line
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa já está com as inscrições abertas. O evento, organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa com apoio da Secretaria da Pessoa Idosa (SPI), será realizado no dia 21 de maio, no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú, das 8h às 18h.
A conferência é aberta para toda a comunidade, mas principalmente para a população 60+ apresentar suas demandas. Para os idosos que precisam de ajuda para se inscrever, basta comparecer na SPI, onde haverá um responsável por ajudá-los. As inscrições são feitas de forma on-line, por meio do link.
A Secretaria da Pessoa Idosa está localizada na Rua 1822, nº 614, no Centro de Balneário Camboriú.
Confira as datas e horários para inscrições na SPI
Quinta-feira (8): das 9h às 11h
Quarta-feira (14): das 14h às 16h
Quinta-feira (15): das 9h às 11h
A 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será pautada em cinco eixos, definidos em âmbito nacional. São eles: financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
A coordenadora da comissão organizadora do evento, Mayara Ana da Cunha Kersten, explica que existem três tipos de conferências: municipal, estadual e federal. A partir do evento realizado em Balneário Camboriú, serão delegados nomes para representar a cidade na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.
“Nela vão os delegados de todos os municípios em que aconteceram as conferências municipais. Lá é construído então as políticas públicas estaduais voltadas às pessoas idosas. A partir das estaduais, também saem representantes com as propostas que vão para a Conferência Nacional da Pessoa Idosa, em Brasília. Esta última também contará com participantes do estado de Santa Catarina levando todas as nossas propostas, inclusive as propostas que foram validadas aqui na nossa região”, disse.
O secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, ressalta a importância da participação dos idosos no evento em Balneário Camboriú.
“A Conferência Municipal do Idoso serve para avaliarmos a política municipal da pessoa idosa, os avanços e os desafios futuros que nós temos pela frente. É fundamental e importante a participação de cada idoso, porque ali nós estaremos registrando todas as ideias, sugestões, prioridades, os avanços que nós temos em relação a eles”, destacou.
O secretário ainda enfatiza que Balneário Camboriú caminha para se tornar referência no atendimento ao idoso. A SPI oferece mais de 50 oficinas para a população 60+, atua no programa Abraço ao Idoso e administra o Lar dos Idosos, que conta com mais de 40 acolhidos.
“A SPI também está trabalhando no projeto Centro Dia, uma ‘creche’ para os idosos que moram com a família e precisam de um lugar para passar o dia enquanto os familiares trabalham”, acrescentou o secretário.
Informações adicionais:
Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3267-7054
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022
GIPHY App Key not set. Please check settings