Paulo Bornhausen
O InovAmfri vai se firmando como a decisão acertada de uma região que pensou grande ao assumir as rédeas do próprio destino. No mês passado foi dado um passo importante na jornada para tornar a Foz do Rio Itajaí na região que queremos. A Comissão de Financiamento Exterior do Ministério da Economia aprovou financiamento de US$ 120 milhões do Banco Mundial/BIRD para as obras de mobilidade e infraestrutura previstas no Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (PROMOBI), um dos principais produtos nascidos a partir do InovAmfri.
O financiamento será aplicado para tirar do papel o Sistema de Transporte Coletivo Regional (STCR/Amfri), com BRT 100% elétrico, e o túnel imerso entre Itajaí e Navegantes, bem como a urbanização total da orla da novíssima Praia Central de Balneário Camboriú. Analisando os números, temos US$ 90 milhões provenientes do Banco Mundial/BIRD e US$ 30 milhões da contrapartida do financiamento. Isso apenas de investimento público. Como as ações terão participação da iniciativa privada, trabalhamos com a previsão total de US$ 340 milhões. No câmbio de hoje, o montante se aproxima de R$ 2 bilhões em investimentos na mobilidade urbana regional. Além de todos os ganhos advindo das obras, esse é um investimento direto na veia da economia regional, com a geração de empregos e oportunidades para as pessoas e os empreendedores. O próximo passo é garantir o aval das Câmaras de Vereadores e do Senado para o financiamento. O momento é de união de forças das lideranças nos municípios e na representação de Santa Catarina em Brasília para não perdermos essa oportunidade de ouro.
Iniciamos o InovAmfri em 2015 com o apoio dos 11 prefeitos da Foz do Itajaí. Depois de 6 anos de muito trabalho e dedicação, o InovAmfri se transformou num projeto com a chancela do BIRD. As ações de mobilidade urbana vão mudar para sempre a geografia e qualidade de vida da região e de Santa Catarina. O início da operação do STCR/Amfri está previsto para 2024. As obras na orla da Praia Central também têm previsão de término no mesmo ano. O túnel imerso deverá ser aberto para o tráfego em 2028, cumprido o cronograma ajustado com o Banco Mundial. Se tudo correr como o previsto, ainda podemos superar o Porto de Santos e ter o primeiro túnel imerso do Brasil!
O pioneirismo e inovação são marcas do InovAmfri. Esta também é a primeira vez que um financiamento internacional é feito por um consórcio de municípios com o objetivo de investir em projetos de mobilidade no Brasil. É mais uma prova que estamos no caminho certo com o modelo de desenvolvimento regional proposto pelo InovAmfri. Como presidente do Conselho Consultivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região da Amfri, acompanhei de perto esse processo e sou testemunha do empenho e compromisso da região em torno do projeto. É uma revolução planejada e suada, que só será possível pela visão maiúscula de todos os prefeitos da Foz do Itajaí. Sou muito grato a todos que ajudaram, que torceram e se deram ao direito de sonhar com o que parecia impossível: transformar a Amfri definitivamente em região de classe mundial!
Chegou a hora de vermos esse sonho se tornar realidade.
Paulo Bornhausen
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