A UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina , dá início ao projeto “Olhares da Vila” ,com oficinas de audiovisual e educação ambiental para crianças e adolescentes da Vila Fortaleza,
com o objetivo de estimular o protagonismo juvenil e a consciência socioambiental por meio da linguagem audiovisual. O primeiro encontro aconteceu na última quinta-feira,24, na escola Alfredo Domingos da Silva , no bairro São Judas.
Coordenado pela Udesc de Balneário Camboriú, em parceria com a ONG Universidade do Bem Viver (UBV) a aula inaugural marca o inicio de uma jornada de um ano com crianças e adolescentes da comunidade Vila Fortaleza.
O projeto promove oficinas semanais destinada a crianças e adolescentes com idade entre 8 e 15 anos residentes na Vila Fortaleza e em seu entorno. Ao longo das atividades, os jovens serão convidados a refletir e se expressar sobre sua realidade por meio da produção de vídeos, fotografias, sons e performances, construindo uma mostra multissensorial que será exposta em vários locais da cidade.
Além das oficinas que envolvem captação de som, fotografia e vídeo, elaboração de roteiros e interpretação corporal, os encontros também trabalham com dinâmicas de educação ambiental baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), fortalecendo a conexão entre os jovens sobre a preservação ambiental e os desafios da crise climática.

“Estamos felizes de, por meio da extensão universitária, reunir tantas pessoas e instituições em prol de um objetivo tão importante. Neste primeiro encontro foi possível observar o imenso potencial destes jovens de transformar a realidade,” destacou a diretora de extensão, cultura e comunidade da Udesc BC,Débora Pontes Esteves.
A proposta do Olhares da Vila é, ainda, construir um mosaico audiovisual da comunidade, reunindo as produções das crianças e adolescentes em uma galeria virtual e em exposições abertas ao público. A ação é realizada com apoio do Programa de Apoio à Cultura (ProCult 2025-2026) da UDESC e conta com a colaboração do seu Laboratório de Pesquisa em Ciência Política (Cidapol), da Fundação Cultural, da Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e da Associação de Professores e Especialistas de Balneário Camboriú (APROBC).
A população local pode participar das atividades como voluntária ou contribuindo com ideias.





GIPHY App Key not set. Please check settings