A impugnação da candidatura do ex-prefeito Edson Renato Dias, o Piriquito (Republicanos), na tarde desta terça-feira (20), por decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) fortalece a candidatura do vice-prefeito Carlos Humberto (PL). Assim amplia a chance de Balneário Camboriú voltar a contar com um representante de peso na Assembleia Legislativa para defender os interesses do município e região da Amfri junto ao Governo do Estado.
Sem dúvidas, um rude golpe para Balneário Camboriú que, praticamente, na realidade, passa a contar com apenas dois nomes com chances de chegar à Alesc: o vice-prefeito Carlos Humberto (PL) e Lucas Gotardo, do NOVO.
Piriquito pretende recorrer da decisão, mas às vésperas da eleição, amarga um grande revés. Aliás, com o passar do tempo, o ex-prefeito enfrenta um período de sério desgaste político. Há dois anos, não conseguiu articular uma chapa de oposição em condições de enfrentar Fabrício de Oliveira e foi facilmente derrotado.. Esse processo de desgaste político se repete novamente. A falta de preocupação em reparar uma falha na prestação de contas acusada em seu primeiro mandato de prefeito foi o motivo da impugnação de sua candidatura. Isso aconteceu há dez anos e, como se costuma dizer, “a Justiça tarda, mas não falha”.
A falta de uma representação de credibilidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina é sentida em Balneário Camboriú, Camboriú e demais municípios da Amfri, desde 2014, quando
o então Deputado Dado Cherem foi designado como Conselheiro do Tribunal de Contas e teve que se afastar da função de parlamentar.
A partir daquela época, Balneário Camboriú, por exemplo sofreu sérias dificuldades em relação a importantes setores como Segurança Pública, Saúde e Infraestrutura. Outro exemplo de descaso é facilmente percebido em relação ao tratamento dispensado ao município pelo atual governo estadual.
O vice-prefeito Carlos Humberto teve a oportunidade de demonstrar como é necessário um Deputado Estadual quando assumiu recentemente como suplente de deputado estadual. Não perdeu tempo, como é de seu perfil, sempre dinâmico e atuante. Nos 60 dias que permaneceu como deputado estadual, Carlos Humberto atuou em parceria com a governadora em exercício, Daniela Reinehr. Conseguiu atenção positiva para o Centro de Eventos, Efetivo da Polícia Militar e outas questões relevantes, como o caso do alargamento da faixa de areia da praia central e outros projetos condizentes com ações sociais e da saúde pública.
Por fim, nos cabe afirmar que Carlos Humberto está em situação mais confortável diante da situação de representatividade na Alesc.
Com a candidatura estadualizada desde 2014, quando deixou de se eleger por pequena quantidade de votos. O recente engajamento do prefeito Fabrício na campanha é mais um grande reforço e um ato de sabedoria do chefe do executivo, que reconhece a lealdade e a dedicação ao trabalho da parte de seu vice. A decisão de se engajar na campanha de seu vice-prefeito mostra um Fabrício de Oliveira despojado de vaidades e caprichos pessoais, mas disposto a pensar num futuro melhor para Balneário Camboriú. Gesto digno de grandes lideranças.
Vamos aguardar a avaliação e decisão do eleitor. No dia 2 de outubro saberemos o resultado.
in Destaque
GIPHY App Key not set. Please check settings