A Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú oferece todas as quartas-feiras a oficina de Teatro 60+. A iniciativa, que acontece desde junho do último ano, reúne idosos interessados na prática e que estejam dispostos a participar de apresentações em datas comemorativas.
O grupo mantém também uma parceria com o Projeto Intergeracional, que promove uma confraternização com as crianças dos Núcleos de Atenção Infantil do município, buscando estimular o convívio social entre diferentes gerações. Atualmente, a turma de teatro apresenta temporadas de dublagens em todas as oficinas da SPI e no Lar dos Idosos.
A coordenadora, diretora e roteirista do grupo, Maria Alice Violetinha, explica que a ideia de formar o grupo aconteceu durante uma palestra na SPI sobre violência ao idoso. “Passou pela minha mente a lembrança de uma cena que fiz há 40 anos atrás, então resolvi apresentar a minha ideia para a administração da Secretaria da Pessoa Idosa. A ideia foi aprovada e logo começamos a ensaiar e apresentar, até que um dia veio a proposta de transformar essa nossa paixão em oficina. Nossas apresentações e dublagens são feitas com muita dedicação e disciplina”, frisou.
Izélia Mariano Coelho, de 83 anos, relata que o teatro lhe trouxe leveza e jovialidade. “O teatro trouxe para minha vida um conjunto de acontecimentos e espetáculos memoráveis, além de alegria e leveza. Antes eu só procurava descanso, e foi aí que procurei a SPI, onde recebi todo apoio e carinho, principalmente da nossa coordenadora e das amigas, e hoje faço teatro também”, contou.
Maria Helena Xavier, de 76 anos, disse que com o passar do tempo percebeu uma mudança na sua maneira de enxergar a vida, estando mais feliz e alegre. “Estou mais solta, mais feliz, seguindo para a casa lembrando dos nossos ensaios e rindo sozinha pela rua. Estou muito feliz de ter iniciado essa atividade. Não importa a idade, somos capazes em qualquer época da vida”, explicou.
Para o Secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, o teatro tem o poder de transportar as pessoas para diferentes realidades e despertar emoções. “O teatro é uma atividade que traz benefícios para a terceira idade, proporcionando não somente entretenimento, mas também estimulando o cognitivo e a socialização do idoso. O teatro nos leva a sonhar e viajar por caminhos inimagináveis, e isso contribui para o nosso bem-estar e melhor qualidade de vida,” disse.
O grupo de Teatro 60+ é formado por Uta Horstmann, Margarete Machado, Denize Valeria, Cleonice Conterato, Marly Moraes, Hortensia Gillet, Wilma Santiago, Jeane Schimidt, Neli Tavares, Maria Alice Violetinha, Maria Helena Xavier, e Izélia Duarte.
Entre os benefícios do teatro, estão a estimulação cognitiva que desafia o cérebro e promove a manutenção de mentes ativas e saudáveis; o bem-estar emocional, que permite a expressão pessoal de emoções, sentimentos e pensamentos, reduzindo o estresse, a ansiedade e a depressão; a interação social por meio do compartilhamento de experiências artísticas; e a qualidade de vida.
Para participar das aulas, é necessário comparecer na SPI – Rua 1822, nº 314, no Centro – nas quartas-feiras, das 10h às 11h. Não é necessário agendamento.
GIPHY App Key not set. Please check settings