in

Idosos aprendem a tocar violão gratuitamente na SPI

A oficina estimula a concentração, a coordenação motora, a autoestima e a socialização dos idosos

A Secretaria da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú oferta semanalmente aulas gratuitas de violão para os idosos do município. A oficina de Violão oferece aos idosos a oportunidade de aprender a tocar um instrumento musical.

De acordo com o professor voluntário Otomar Pohl, sempre é possível aprender a tocar violão. “O violão pode trazer muitos benefícios à saúde do idoso, pois melhora o cognitivo como um todo, além da socialização. Aprender tocar violão independe de idade”, explicou.

A idosa Maria Inês Aguiar de 70 anos, que frequenta as atividades do SPI, faz aulas de violão para melhorar a memória e a coordenação motora. “Eu estava com princípio de depressão, e minha médica sugeriu aprender algo novo, um curso, uma nova atividade em conjunto com mais pessoas. E foi aí que uma vizinha me falou da SPI, eu procurei conhecer o ambiente, gostei das atividades e comecei o curso da oficina de Violão. Hoje me sinto bem melhor, inclusive também estou nas aulas de dança”, afirmou.

Para o secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, a participação do idoso em atividades de aprendizado e música não melhora apenas a coordenação motora, mas também a psicológica dos idosos. “Aprender algo novo sempre é muito bom para todos nós, e na melhor idade é ainda mais significativo, pois estimula o idoso a sair de casa e manter a convivência com outras pessoas, e isso interfere diretamente na autoestima da pessoa”, concluiu.

A música auxilia na saúde mental
O aprendizado de um instrumento musical levanta a autoestima, alivia o estresse e afasta a depressão. Importante ressaltar que a saúde mental também está associada a distúrbios neurológicos como o Alzheimer e a doença de Parkinson. Ter uma mente mais ativa pode diminuir a probabilidade de desenvolver esses e outros problemas.

A música e a terceira idade

A música pode oferecer aos idosos diversos benefícios, dentre eles a interação em grupos, o favorecimento da memória, que evoca lembranças do presente e do passado. Quando utilizada de maneira prazerosa a música pode trazer ao idoso a compreensão do mundo e de si mesmo.

As aulas da oficina de Violão acontecem todas as terças-feiras, das 16h as 17h, na sala de vidro da SPI, localizada em sua sede na Rua 1822, 614, Centro. Não é necessária inscrição prévia.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Mais de 16 anos de prisão para motorista que, embriagado, causou duas mortes na BR-282, em Ponte Serrada

Biblioteca Municipal terá oficina de prática vocal dias 17 e 18 de maio