in

“Habemus Papam”

Quando a fumaça branca surgiu no Chaminé da capela Sistina o mundo suspirou, “Temos Papa”. O novo Papa vem dos EUA, pela primeira vez na história o país mais rico do mundo tem um Papa.

A escolha de um novo Papa é sempre algo de interesse ao mundo, o Papa é a maior autoridade da Igreja Católica que representa cerca de 1,3 bilhões de pessoas.

O presidente Trump se apressou e saldou o Papa americano, “uma honra para nosso país”

O novo líder da Igreja Católica é o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, escolhido pelos seus pares no conclave iniciado na quarta-feira (7), após a morte do Papa Francisco.

O Papa Francisco foi um papa atuante, seu pontificado marcou pela opção em defesa dos pobres e no combate aos abusos dentro da Igreja.
Francisco faleceu no último dia 21, os fiéis católicos se comoveram pela perda do Papa sorridente, brincalhão e amável.

O novo Papa adotou o nome de Leão XIV em homenagem ao Papa Leão XIII, que foi pontífice de 1878 a 1903.

O fato do cardeal Robert Prevost, agora Leão XIV, identificar-se como sucessor de Leão XIII, demonstra seu compromisso com os pobres e marginalizados. Leão XIII foi o Papa que transformou a Igreja Católica ao aproximar a Igreja da promoção da justiça social, ele foi o fundador da Doutrina Social da Igreja. Leão XIV antecipa seu projeto para a Igreja voltada para justiça social, a busca pelo diálogo, a coexistência em respeito e dignidade.

Escolha do Papa Leão XIV foi surpresa.

Sucessor de Francisco, Leão XIV não era cotado para ser o escolhido, nas especulações seu nome era pouco citado. Leão XIV é a opção da Igreja Católica para os novos tempos, outras denominações religiosas estão crescendo no mundo, atraindo os fiéis católicos. Leão XIV residiu no Peru por décadas, conhece com profundidade a América Latina e vai aproximar a Igreja das periferias do mundo, tanto geográficas como humanitárias.

Leão XIV tem 69 anos e será o 267º pontífice no cargo, o novo Papa pertence à ordem de Santo Agostinho (Missão de anunciar o Evangelho através de missões, obras sociais e educação)

POLÊMICAS:
Leão XIV é contrário a ordenação de mulheres no clero. Criticou o governo Trump sobre apolítica dos imigrantes.

Texto: Luis Vilmar de Castro ( ex-prefeito de BC)

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

CBF retomará obras do Centro de Desenvolvimento do Futebol após novo acordo

Vereadora Jade Martins garante recursos federais para Balneário Camboriú e participa de agendas estratégicas em Brasília