Na manhã desta sexta-feira (17), o gabinete da prefeita sediou reunião técnica para discutir a formação de uma Comissão destinada a agilizar a busca por recursos estaduais e federais para a recuperação do município, que foi severamente impactado pelas chuvas desta quinta e sexta-feira (16 e 17).
Enquanto a prefeita Juliana Pavan acompanhava o trabalho das equipes que estão recuperando os bairros atingidos, o encontro foi conduzido pelo vice-prefeito Nilson Probst, que recebeu a deputada estadual Ana Paula da Silva (Paulinha) e representantes da Defesa Civil de Bombinhas, enviados pelo atual prefeito, Alexandre da Silva. Também participaram da reunião o secretário de Segurança Pública, Evaldo Hofmann, e o secretário da Casa Civil, Leandro Índio da Silva.
“O objetivo é garantir que Balneário Camboriú não perca recursos estaduais e federais disponíveis”, destacou a deputada Paulinha. Ela compartilhou orientações e um passo a passo para viabilizar a busca por esses recursos, com base em sua experiência enquanto prefeita de Bombinhas, onde enfrentou situações semelhantes. Paulinha foi acompanhada por Flávio Martins, presidente da Fundação de Meio Ambiente de Bombinhas, pelo engenheiro civil da Defesa Civil de Bombinhas, Raul Mateus Woruby, e pelo assessor de Proteção e Defesa Civil da AMFRI, José de Abreu.
Segundo o vice-prefeito Nilson Probst, a criação da Comissão já está em andamento. “Toda ajuda é bem-vinda. Agradecemos a atenção da deputada Paulinha e já estamos tomando as providências necessárias. Nosso está em garantir que a Cidade volta ao normal, e ao mesmo tempo, não podemos perder tempo, pois há prazos para apresentar relatórios e acessar os recursos”, afirmou.
Ajuda de outros municípios
Além das equipes locais da Secretaria de Obras, a prefeitura conta com o apoio de servidores da prefeitura de Bento Gonçalves. Outros municípios também se disponibilizaram para atuar na força tarefa, entre eles Rio do Sul, Criciúma, Chapecó, Porto Alegre, Igrejinha, Canoas, Brusque, Araquari e Blumenau (que já enviou servidores da Defesa Civil), através de maquinários e mão de obra.
Foto: Gustavo Martuffi
GIPHY App Key not set. Please check settings