A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, criou a Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres, uma iniciativa que busca fortalecer as ações de promoção da igualdade de gênero e do empoderamento feminino e combate à violência contra mulher no município.
A medida criada com a Reforma Administrativa representa um avanço significativo nas políticas públicas voltadas para as mulheres, reafirmando o compromisso da gestão com a construção de uma cidade mais igualitária.
“No último Censo, Balneário Camboriú apresentou uma população de 139.155 habitantes, com 73.400 mulheres e 65.700 homens, a maior diferença proporcional entre os sexos em Santa Catarina. Esses números reforçam a importância de políticas inclusivas que atendam às necessidades específicas das mulheres, promovendo equidade e oportunidades para todas”, destacou a prefeita Juliana Pavan.
O que muda
Com a criação da diretoria, Balneário Camboriú passa a contar com uma estrutura própria para implementar ações direcionadas às mulheres, no âmbito da educação, saúde, segurança, mercado de trabalho, empreendedorismo e combate à violência de gênero. A nova diretoria está vinculada à Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família.
“Balneário Camboriú é um dos poucos municípios do Brasil a colocar as mulheres como uma das prioridades. Iniciamos os trabalhos já nos primeiros dias do ano, dando um passo fundamental para garantir que as mulheres da nossa cidade tenham mais voz e vez”, afirmou o secretário da pasta, Omar Tomalih.
Com formação em Direito e experiência em temas relacionados à violência contra a mulher e à igualdade de gênero, Anna Nienkötter será a responsável pela diretoria. “Ressalto que a diretoria tem como um de seus pilares principais a conscientização e o combate à violência contra a mulher, problema que assola nosso país e que precisa ser enfrentado com políticas públicas efetivas. E é isso que vamos fazer”, afirmou Anna.
A criação da Diretoria de Políticas Públicas para as Mulheres abrange diversas frentes no enfrentamento das desigualdades de gênero e na garantia dos direitos das mulheres. Entre as principais áreas de atuação da diretoria, destacam-se:
Educação: promoção de campanhas de conscientização sobre violência contra a mulher com os servidores públicos e nas escolas.
Saúde: ampliação dos serviços de saúde voltados para as mulheres e meninas, incluindo atendimento médico, psicológico e preventivo.
Capacitação e Empreendedorismo: incentivo ao desenvolvimento profissional e ao empreendedorismo feminino, com foco na independência financeira das mulheres.
Segurança: melhoria das condições de proteção para mulheres vítimas de violência, com apoio psicológico, jurídico e casas de acolhimento.
Combate à Violência de Gênero: desenvolvimento de políticas públicas para prevenção, acolhimento e reabilitação das vítimas de violência.
A Diretoria trabalhará em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMUM) e Delegacia de Proteção à Criança ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), CREAS/CRAS.
GIPHY App Key not set. Please check settings