Prefeita ou prefeito, poucas semanas depois de você assumir o mandato, os eleitores do seu município começarão a dar forma à sua nova reputação.
Goste ou não, queira ou não, você está construindo a sua reputação dia após dia. Reputação não é imagem. Imagem é a percepção que as pessoas têm de você. Reputação é a soma dessas percepções, consolidada ao longo do tempo.
Ninguém tem reputação de um dia, porque é algo que se constrói. E, uma vez construída, é muito difícil de ser alterada. Por isso, é melhor que seja conduzida de forma positiva para o seu projeto.
Até agora, se é prefeito recém-eleito, você trouxe a sua reputação de vereador, de candidato, de empresário. Mas a partir de janeiro, você passará a ter a reputação de prefeito ou de prefeita.
Repito, goste ou não; queira ou não. Ter uma reputação será inevitável. Se você vai ser abatido pela sua nova reputação ou vai colher os frutos dela, a resposta está na gestão da sua reputação.
Gestores públicos normalmente se preocupam com assessoria de imprensa, com redes sociais, com notas em jornais e dão pouca ou quase nenhuma importância para a reputação. Gestores de empresas privadas, em geral, fazem o contrário. Primeiro, analisam a reputação da empresa (e a sua, por óbvio) e, então, alinham a comunicação que a assessoria de imprensa e as redes sociais vão. Fazem isso com o objetivo de conduzir a construção da reputação.
É desejável e, inclusive, um serviço público montar uma assessoria de impresa, ter redes sociais, dar entrevistas, informar as ações aos blogs, rádios e jornais. E já que essa estrutura estará à disposição da prefeitura, é também interessante que toda comunicação emitida ajude a moldar a sua reputação.
A assessoria de imprensa vai contribuir para informar o que foi feito. A gestão da sua reputação vai contribuir para definir a melhor maneira de informar.
Gestão de reputação para novos prefeitos : Jornalista Guarany Pacheco/ – Colaboração para o Blog do Pepa
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