in

GAECO de Santa Catarina deflagra quinta fase de operação que apura a prática de crimes ligados às organizações criminosas

Na manhã desta terça-feira (3/12), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à investigação conduzida pela 13ª Promotoria de Justiça de Joinville, deflagrou a operação “Sob Encomenda V”, que visa apurar crimes previstos na Lei de Organizações Criminosas, especialmente praticados por advogados e por faccionados reclusos no sistema prisional catarinense.

O objetivo da operação foi dar cumprimento a13 mandados de busca e apreensão, ordens expedidas pela Vara de Garantias da Comarca de Joinville.

Ao todo são 11 pessoas investigadas nessa fase da operação, 3 delas advogados¿atuantes na cidade de Joinville.

Além de investigados em liberdade, foram alvos de buscas detentos do Sistema Prisional do estado, distribuídos na Penitenciária Industrial de Joinville, Presídio Regional de Joinville e Presídio de São Francisco do Sul.

A operação conta com o apoio do Departamento de Polícia Penal da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social de Santa Catarina.

Relembre as fases da operação: 

A operação ora deflagrada é desdobramento da Operação “Sob Encomenda”, levada a efeito em agosto de 2021, que visava estancar a prática de sintonia entre advogados e faccionados internos do Sistema Prisional em prol da facção PGC e a entrada de aparelhos celulares, drogas e outros objetos ilícitos nos estabelecimentos prisionais.

Em 2024, além da operação de hoje, outras três fases foram deflagradas. Em fevereiro ocorreu a 2ª fase, quando foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão. Já na 3ª fase, realizada em abril, foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão e 3 de prisão. Em junho foi a vez da 4ª fase, quando foram 21 mandados de busca e apreensão e 2 de prisão.

A investigação prossegue em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

O GAECO

O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Grupo de Boi de Mamão Eia Boi das Bombinhas realiza intervenções nas escolas

Papai Noel gigante faz Itapema viralizar