A mobilidade do Litoral Norte de Santa Catarina foi a pauta prioritária da reunião entre prefeitos da região, a deputada Paulinha e técnicos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri). O principal projeto em andamento é o Promobis, cujo financiamento foi aprovado pelo Banco Mundial neste ano, e inclui três obras principais: o túnel submerso entre Itajaí e Navegantes, um sistema de BRT com ônibus elétricos para interligar os 11 municípios da região e a mobilidade ativa em Balneário Camboriú.
“Essas obras vão transformar o nosso Litoral, pois precisamos de ações inovadoras para responder ao crescente problema de mobilidade na nossa região. É uma ação pioneira, que está avançando porque teve apoio de todos os prefeitos da Amfri nos últimos anos. Um sonho que trabalhamos para tornar realidade”, destacou a deputada Paulinha.
Durante a agenda, o prefeito de Luiz Alves, Marcos Veber, assumiu a presidência do do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da região (CIM-AMFRI). Assim, ele vai liderar os próximos passos do projeto, cujo contrato foi aprovado em Washington e agora está na fase de análise documental, incluindo orçamentos e legislações de cada município.
Como será a primeira vez que o Banco Mundial financiará um projeto de consórcios de municípios, o contrato ainda precisa tramitar na Casa Civil do governo federal para verificação dos documentos e ser aprovado pelo Senado Federal. Também será firmado um termo de colaboração com o Governo do Estado de Santa Catarina, que está participando da iniciativa e ainda vai atuar na elaboração da parceria público-privada para construção do túnel entre Navegantes e Itajaí.
Fotos: Peterson Paul / Gabinete Paulinha
GIPHY App Key not set. Please check settings