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Ferramentas de comunicação para novos prefeitos

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Se você teve acesso aos artigos sobre gestão de reputação e legado e se interessou, vou deixar aqui algumas sugestões de ferramentas que são úteis para auxiliar nas estratégias de comunicação.

Eu sempre gosto de mesclar ferramentas e fazê-las conversar entre si. Por exemplo, fazendo uma análise de pontos fortes e fracos do prefeito e da prefeitura e elencando oportunidades de ação. A parte dos pontos fracos considero bem importante, porque ajuda numa outra ferramenta que gosto muito, que é a nuvem de palavras. Já vamos chegar nessa parte.

Antes, mas uma vez identificados os pontos fortes e fracos, é importante definir um posicionamento para o prefeito. Com base nas características e oportunidades, ele pode ser, por exemplo, o prefeito da saúde; o melhor gestor; uma inspiração; o prefeito que nos entende; a prefeita que resolve; a prefeita que se pode confiar.

Estes são exemplos mais simples de posicionamentos, mas também podemos ter posicionamentos mais elaborados, como “trabalhadora, sensível e honesta para resolver o que ninguém fez”. Ou, ainda, “gosta de ouvir as pessoas, se importa com o povo e sabe resolver”.

Depois do posicionamento, você define uma estratégia de comunicação, que envolve ações práticas, para que a informação acerca do prefeito leve ao posicionamento explicado acima. Se ele gosta de ouvir as pessoas e resolver os problemas, precisamos ter fotos e vídeos que mostrem isso. Precisamos abrir horários na agenda para receber os moradores. Precisamos que o prefeito ou a prefeita vá ao bairro, ouça as pessoas. E precisamos de imagens que mostrem o prefeito em ação, dando ordens, coordenando equipes, solucionando.

O passo seguinte é definir o que chamo de carimbos. São poucas frases ou raciocínios em geral mais curtos que deverão permear a comunicação do prefeito. Expressões que ajudem no posicionamento.

Por último, montar uma nuvem de palavras com o essencial, com aquelas expressões que fiquem sempre coladas em você, prefeita ou prefeito. Comentei acima que elencar os pontos fracos ajuda a montar a nuvem de palavras porque podemos aplicar “vacinas” e assim nos distanciarmos desses pontos fracos. Mas a nuvem deve prioritariamente conduzir a comunicação para a construção da reputação que se pretende para o prefeito.

A maioria dessas ferramentas podem servir tanto para a figura do prefeito quanto para a prefeitura ou para cada secretaria. E uma vez finalizada, é interessante treinar a equipe, os integrantes do primeiro escalão e aqueles que têm contato com imprensa e formadores de opinião para reforçar a mensagem.

Autor: Jornalista Guarany Pacheco, que tem experiência na aérea de comunicação na iniciativa privada e também em governos e Legislativo.trabalhou no Grupo RBS por mais de 10 anos, chefiou a Redação do Diário Catarinense em Florianópolis, foi secretário de Comunicação e também secretário de Governo na prefeitura de São José. Após encerrar o trabalho no Executivo municipal, atuou como secretário-adjunto de Comunicação no Governo do Estado. Nesse período, entre outras atribuições, era responsável pelas redes sociais do governo. Depois, prestou consultoria na Assembleia Legislativa para mais de um deputado.

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