Se você teve acesso aos artigos sobre gestão de reputação e legado e se interessou, vou deixar aqui algumas sugestões de ferramentas que são úteis para auxiliar nas estratégias de comunicação.
Eu sempre gosto de mesclar ferramentas e fazê-las conversar entre si. Por exemplo, fazendo uma análise de pontos fortes e fracos do prefeito e da prefeitura e elencando oportunidades de ação. A parte dos pontos fracos considero bem importante, porque ajuda numa outra ferramenta que gosto muito, que é a nuvem de palavras. Já vamos chegar nessa parte.
Antes, mas uma vez identificados os pontos fortes e fracos, é importante definir um posicionamento para o prefeito. Com base nas características e oportunidades, ele pode ser, por exemplo, o prefeito da saúde; o melhor gestor; uma inspiração; o prefeito que nos entende; a prefeita que resolve; a prefeita que se pode confiar.
Estes são exemplos mais simples de posicionamentos, mas também podemos ter posicionamentos mais elaborados, como “trabalhadora, sensível e honesta para resolver o que ninguém fez”. Ou, ainda, “gosta de ouvir as pessoas, se importa com o povo e sabe resolver”.
Depois do posicionamento, você define uma estratégia de comunicação, que envolve ações práticas, para que a informação acerca do prefeito leve ao posicionamento explicado acima. Se ele gosta de ouvir as pessoas e resolver os problemas, precisamos ter fotos e vídeos que mostrem isso. Precisamos abrir horários na agenda para receber os moradores. Precisamos que o prefeito ou a prefeita vá ao bairro, ouça as pessoas. E precisamos de imagens que mostrem o prefeito em ação, dando ordens, coordenando equipes, solucionando.
O passo seguinte é definir o que chamo de carimbos. São poucas frases ou raciocínios em geral mais curtos que deverão permear a comunicação do prefeito. Expressões que ajudem no posicionamento.
Por último, montar uma nuvem de palavras com o essencial, com aquelas expressões que fiquem sempre coladas em você, prefeita ou prefeito. Comentei acima que elencar os pontos fracos ajuda a montar a nuvem de palavras porque podemos aplicar “vacinas” e assim nos distanciarmos desses pontos fracos. Mas a nuvem deve prioritariamente conduzir a comunicação para a construção da reputação que se pretende para o prefeito.
A maioria dessas ferramentas podem servir tanto para a figura do prefeito quanto para a prefeitura ou para cada secretaria. E uma vez finalizada, é interessante treinar a equipe, os integrantes do primeiro escalão e aqueles que têm contato com imprensa e formadores de opinião para reforçar a mensagem.
Autor: Jornalista Guarany Pacheco, que tem experiência na aérea de comunicação na iniciativa privada e também em governos e Legislativo.trabalhou no Grupo RBS por mais de 10 anos, chefiou a Redação do Diário Catarinense em Florianópolis, foi secretário de Comunicação e também secretário de Governo na prefeitura de São José. Após encerrar o trabalho no Executivo municipal, atuou como secretário-adjunto de Comunicação no Governo do Estado. Nesse período, entre outras atribuições, era responsável pelas redes sociais do governo. Depois, prestou consultoria na Assembleia Legislativa para mais de um deputado.
GIPHY App Key not set. Please check settings