in

FALECEU DR. EDISON VILELA – “construtor da Univali”

“O primeiro reitor da Univali, o professor Edison Villela, de 89 anos, faleceu na noite deste sábado. Ele estava internado no hospital da Unimed, de Balneário Camboriú, e não resistiu a uma pneumonia. O velório acontecerá no cemitério municipal da Fazenda, a partir da manhã das 9h domingo. O sepultamento será às 16h.” (DIARINHO 08/09/2024)

Dr. Edison foi um visionário, conheci ele quando fui presidente do CA (centro acadêmico) de Filosofia e Letras na década de 1980, (sucessor do amigo Décio Lima).

O Brasil começava a respirar a volta da democracia e a Fepevi se tornou UNIVALI. A mobilização estudantil conquistou eleições diretas para reitor, o Dr. Edison foi candidato, fizemos campanha contra ele, nossa candidata foi a professora Bernadete Flores, ela era uma referência para a turma da esquerda. Perdemos, levamos um banho de votos, Dr. Edison foi eleito.

Voltei a encontrar o Dr. Edison em 1989 na implantação da Faculdade de Turismo em BC, na época eu era o líder do governo Pavan/Aristo (PDT-PT) na câmara municipal e articulei a aprovação do apoio da prefeitura para o funcionamento da faculdade, inicialmente instalada numa escola municipal, no ano seguinte o Pavan cedeu o terreno para construção da sede própria no bairro dos municípios. O governo não tinha maioria, nossa aliança elegeu três de onze (eu, Dr. Spósito e o Dado)

A vinda da Faculdade de Turismo para BC foi um marco significativo, realizamos reuniões com a comunidade e empresários para debater sobre a importância da faculdade na qualificação da atividade turística. A professora Marlene Burato, primeira diretora e batalhadora pela faculdade em BC foi o elo da minha aproximação com o Dr. Edison, aos poucos deixei nossas diferenças políticas de lado e comecei a admirar o médico que se dedicou a construir uma grande universidade.

Mais tarde como prefeito, eu e o Dr. Edson conversávamos com frequência, no calçadão nas manhãs de domingo, nos eventos que a prefeitura realizava ele era presença garantida, inclusive nos shows na praça Tamandaré com a esposa Beth.

Dr. Edson gostava de conversar sobre o futuro, da Univali, de BC e da região, numa dessas conversas surgiu a ideia de preparar BC para ser uma cidade universitária, Dr. Edison falava com entusiasmo do potencial da cidade, “vcs tem tudo”, nós temos tudo Dr. o Sr. é morador de BC, eu falava – “sim”, respondia ele com meio sorriso, eu não insistia no assunto, sabia do amor que ele tinha por Itajaí.

Numa segunda-feira ele me ligou e perguntou se poderia vir na prefeitura, perguntei se era urgente, – “não, não é urgente Luíssss, (eu achava graça como ele carregava o s). Marcamos na reitoria da Univali. O assunto era a expansão da Univali em BC, novos cursos, novos projetos.

Percebi na conversa que em Itajaí o espaço do campus estava comprometido com os planos de expansão e BC tinha uma oportunidade de ser uma cidade universitária, (defendi a proposta quando fui candidato). Despois de duas horas de conversa, elaboramos uma proposta de acordo. A prefeitura ampliaria a área do campus em BC em troca a Univali instalaria novos cursos e se comprometeria com demandas da cidade; Hospital escola para os cursos de saúde da Univali e construção de um centro para eventos no futuro campus em parceria com a prefeitura e iniciativa privada, despois de alguns meses de reuniões assinamos o acordo.

Recebi críticas por ampliar o espaço da universidade, acrescentamos mais 800 mil/m2 para futuras ampliações do campus universitário, o acordo foi encaminhado para apreciação da câmara municipal, a maioria dos vereadores votou favorável e virou lei municipal.

Hoje a Univali é parte de nossa cidade, contribuindo com o desenvolvimento cultural, social e econômico de BC. A Univali instalou novos cursos no campus de BC, os outros compromissos não saíram do papel, não houve continuidade, Dr. Edison deixou a reitoria, meu mandato terminou em dezembro de 1996, na parceria com a Univali poderíamos ter conquistado avanços significativos, especialmente na saúde pública.

Vai em Paz Dr. Edison, um visionário que aprendi a respeitar.

At.

Luís Castro

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Centenas de Pessoas acompanham Juliana Pavan no Passeio Ciclístico

Governador participa da abertura do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade em Balneário Camboriú