Faltando dois dias para o prazo final para a realização de convenções partidárias para definir coligações, apoios, candidatos ao Legislativo e à majoritária, tudo se encaminha para o esperado. No entanto,um fato surpreende: o prefeito Fabrício de Oliveira (Podemos), foi oficializado candidato com o slogan “Mudar é fazer o futuro acontecer”.
O Blog do Pepa achou estranha a colocação e decidiu ouvir a opinião de alguns jornalistas, cientistas políticos e publicitários.
Com 12 anos na Folha de São Paulo, como chefe de sucursais, repórter de várias editorias e editor dos Cadernos Regionais, professor universitário (Puc Campinas) de Jornalismo Impresso, Radiojornalismo e Jornalismo Literário, Luiz Roberto Saviani Rey comentou o seguinte:”
SLOGAN CONFUSO
As campanhas eleitorais deste ano mal começaram, e já surgem aqui e ali slogans confusos e incongruentes, verdadeiras pérolas, que marcam certa displicência e desatenção quanto à objetividade e ao aspecto prático dos ideais e de propostas para um governo eficiente. Senão vejamos, em Balneário Camboriú, o atual prefeito se sai ostentando a seguinte frase: “Mudar é fazer o futuro acontecer”. Sob a ótica da interpretação frasal, da semiótica ou da análise de discurso, ou de qualquer outro aspecto mais dinâmico e direto que se deseje utilizar para uma interpretação lógica e qualificada, a frase, o slogan é contraditório e conflituoso. Porque não se trata de um postulante ao cargo de prefeito, mas de alguém que cumpre seu primeiro mandato e quer se qualificar junto ao eleitorado para um segundo. Ora, o que sobra é o entendimento de que sua gestão até aqui teria sido ineficiente, inócua, e que ele necessita de um upgrade, uma mudança radical que, finalmente, faça acontecer um futuro que até agora não veio…”.
Mudar é fazer o futuro acontecer, mudando!
Neste início de semana, logo cedo, me deparei com uma pérola política, um grande tiro no pé poucas vezes visto – o slogan da campanha do atual prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira. Algo me soou imediatamente equivocado. Acostumado a fazer leituras de campanhas políticas sob o olhar da comunicação, o mote “Mudar é fazer o futuro acontecer!” ligou o alerta.
Bem, um olhar atento identifica uma idiossincrasia, uma mistura de ideias conflitantes. O verbo mudar, no infinitivo, pressupõe complemento. É verbo transitivo indireto. Mudar o que? O futuro, no caso. Portanto a proposta é mudar o futuro. Para mudar o futuro temos que mudar o presente, em raciocínio direto. E quem é o atual prefeito da cidade? Quem representa o tempo presente?
Para que este futuro mude e aconteça, não devemos mudar o presente agora?
Com certeza o slogan e mote da campanha é uma verdadeira pérola de marqueteiros políticos que propuseram, sem perceber, mudança na atual prefeitura. Touché! Por dias a fio o eleitor ouvirá a mensagem: mude!
O comentário acima é do jornalista, músico e publicitário paranaense Pedro Washington.
“Mudar é porque não está satisfeito consigo”
De um cientista político da região de Balneário Camboriú, que não quis se identificar, recebemos o seguinte comentário:
Análise da imagem: Apesar do azul que tende amenizar o sentido do ambiente, está cheio de pompas em virtude da luz muito precisa. Parece que ele é forte, austero, firme. Se ele mesmo usa mudar é porque não está satisfeito consigo…Qualquer um que já fez terapia sabe que a mudança é em boa parte que a mudança é em boa parte a negação de sua própria forma de ser….
O Blog do Pepa entrou em contato com a assessoria de comunicação , Podemos mas somente após a edição do material foi informado de que ainda não foi contratada uma agência e que o slogan foi enviado pela executiva nacional. De qualquer forma, não foi feliz o responsável ou responsáveis pela montagem do palco, muito menos o prefeito que pleiteia a reeleição.
GIPHY App Key not set. Please check settings