Trabalhando um tema bem atual, a Dengue, ocorreu esta semana os primeiros encontros do Projeto Jovem Doutor, de Balneário Camboriú. O aumento de casos de Dengue, não só na cidade como em toda região, vem preocupando autoridades e população, e o Projeto entrou na campanha de conscientização, para conter os focos da doença. O Programa atende 120 alunos do 7º ao 9º ano, nos Centros Educacionais Municipais CAIC Ayrton Senna da Silva; Médici e Dona Lili.
Os encontros da semana ocorreram nos três polos e, dentro dos temas propostos para este ano, que são Primeiros Socorros, Drogadição e Gravidez na Adolescência, os adolescentes planejaram ações para serem desenvolvidas nas escolas, com os demais alunos, no sentido de conscientizar toda a comunidade escolar dos perigos da dengue e da necessidade de prevenção. “Os alunos estão pesquisando e estudando esse tema e preparando um material de conscientização destinado às crianças dos anos iniciais. É muito importante a participação de todos no combate à Dengue. As crianças poderão contribuir muito nessa luta, cobrando dos familiares as medidas para eliminar o mosquito transmissor da doença”, pontua o professor do Projeto, José Cleomar.
A primeira ação dos jovens doutores será a apresentação de um teatro de fantoches para as crianças dos anos iniciais, mostrando os sintomas da Dengue, as formas de combate ao mosquito transmissor, e os cuidados necessários com as pessoas doentes.
O Jovem Doutor, que já está na sua 6ª edição, trabalha a iniciação científica no contraturno escolar e é um projeto do Departamento de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, trazido para Balneário Camboriú pelo Conselho Municipal Antidrogas – COMAD, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
GIPHY App Key not set. Please check settings