in

Deputada Paulinha: “economia catarinense corre riscos com a possibilidade de exploração petrolífera no seu litoral”.

Em seu pronunciamento durante a reunião extraordinária, promovida pela Comissão de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, da Câmara de Vereadores de Joinville, na tarde desta quinta, dia 12, em Joinville, a deputada Paulinha foi taxativa ao afirmar convictamente que a economia de Santa Catarina corre riscos imensuráveis com a possibilidade de exploração de petróleo no litoral de Santa Catarina. “ Nosso mapa pesqueiro é o mesmo mapa desenhado pela extração petrolífera. Corremos o risco de não termos mais a pesca da tainha, de não termos mais o turismo em nosso litoral, enfim, os prejuízos serão incalculáveis”, disse.Agradecendo o convite e enaltecendo o engajamento de Joinville, maior munícipio catarinense no movimento #MarSemPetróleo, a parlamentar destacou, novamente, que o que mais choca é que esta decisão da ANP foi realizada sem nenhum estudo técnico preliminar a respeito desse assunto. “ Foi uma decisão arbitrária, definida em Audiência Pública no Rio de Janeiro, sem a participação de ninguém de nosso Estado”, alertou.
Ela comentou que entre os encaminhamentos da Audiência Pública, que discutiu “Os impactos econômicos e socioambientais da exploração de petróleo no litoral catarinense, está o abaixo assinado virtual #MarSemPetróleo que está ganhando engajamento nas redes sociais.
Para votar e se engajar, basta acessar o link http://chng.it/mvbMdsnt. A Audiência Pública na Alesc, aconteceu no dia 05 de agosto proposta pela Frente Parlamentar Ambiental, coordenada pela deputada Paulinha

Paulinha pontuou ainda as outras iniciativas que buscam garantir apoio ao tema no Estado.

Citou o lançamento da carta aberta de Florianópolis, um verdadeiro manifesto público para sensibilizar e apelar ao Governo Federal e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis para a realização de uma Audiência Pública, com devida amplitude a nível nacional que o tema carece, com a participação dos representantes dos Estados envolvidos e, de quebra, a suspensão imediata da 17ª rodada da ANP até que sejam conclusos todos os estudos técnicos referentes ao tema foi o resultado efetivo de mais de duas horas de intenso e esclarecedor debate a respeito do impactos da exploração de petróleo no litoral catarinense.

“ Buscamos ainda o envolvimento efetivo dos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e no Ministério Público Federal (MPF)”, disse a deputada Paulinha. “ Apelamos para que o MPSC e o MPF acompanhem a ação judicial que pede o cancelamento do leilão até que as etapas legais sejam cumpridas.

A primeira Audiência Pública a respeito desse tema em Santa Catarina aconteceu quinta, dia 05, no Parlamento. E mais um dado preocupante se soma aos impactos que a exploração de petróleo e gás se torne uma realidade no litoral catarinense. Cerca de 300 mil pessoas podem perder seus empregos caso isso acontecer.

A deputada Paulinha participou desse evento em Joinville feito pelo vereador Henrique Deckmann (MDB), que questiona a necessidade de novos poços no mar de SC e defende a transição da matriz energética, principalmente, porque os potenciais econômicos catarinenses estão essencialmente na indústria, na inovação tecnológica, no turismo e na pesquisa científica.

Além de Paulinha, a reunião terá a participação de especialistas do Instituto Arayara, UFSC de Joinville, Univille, UDESC, Observatório de Petróleo e Gás, Frente Parlamentar Ambientalista Nacional dos Vereadores. Foram convidados também convidados representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina e da Amunesc.

Valquiria Guimarães
Assessoria de Comunicação
Deputada Paulinha
048 991047676

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Empresário Paul Hering leva quatro facadas da companheira na Armação do Itapocorói, na Penha

Aluna do “Virando o Jogo” de Penha ganha título estadual no xadrez