in

Crianças ajudam a pintar mural artístico em Balneário Camboriú

Crianças de núcleos de educação infantil de Balneário Camboriú tiveram uma experiência artística nesta terça-feira (10). Os alunos ajudaram a pintar uma arte urbana no viaduto da Rua Maria Mansoto, que dá acesso aos bairros Barra e Nova Esperança.

Idealizado pelo artista e produtor cultural Fernando Cardoso, conhecido como Nando, o mural “Raízes de Esperança: A Nova Geração em Traços e Sonhos” foi iniciado em 10 de dezembro. Nesta terça, as crianças incluíram a arte delas no mural em dois turnos: 20 alunos de manhã e 20 alunos à tarde. Participaram estudantes de núcleos localizados nos bairros Nova Esperança, São Judas Tadeu e Barra. As atividades foram acompanhadas e coordenadas por artistas locais, os quais têm pinturas que integram o Museu a Céu Aberto (MCA) de Balneário Camboriú, como as que embelezam o Beco do Brooklyn, viadutos e muros da cidade.

Inspirado no universo infantil, o mural tem tons vibrantes e elementos lúdicos. Com a obra, a intenção da Prefeitura é transformar o espaço urbano em um ambiente acolhedor. Outro objetivo é incentivar a criatividade e reforçar a importância da interação das crianças com a arte pública.

De acordo com o artista Nando, o mural celebra a infância como símbolo de esperança e renovação. “O objetivo é gerar um diálogo com esse público, tornando a street art ainda mais democrática. Cada elemento reforça a criatividade, a inclusão e o direito das crianças de interagir com a arte nesta fase tão importante da vida”, comenta o artista.

A ação ocorreu em parceria entre Fundação Cultural de Balneário Camboriú e Secretaria de Educação, com apoio da Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito) e Secretaria de Obras. Após a participação dos estudantes, os artistas locais dão continuidade ao trabalho, que tem previsão de terminar até 20 de dezembro.

MCA tem cerca de 300 obras catalogadas

Criado em 9 de maio de 2022, pela lei municipal nº 4.634, o Museu a Céu Aberto contém grafites, murais, esculturas, estátuas e monumentos. São cerca de 300 obras mapeadas, que podem ser observadas em um passeio pelas ruas da cidade. Inaugurado em setembro do mesmo ano, o MCA tem como proposta proporcionar experiências de arte e cultura em todos os cantos do município.

Administrado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, o MCA rompe com as visões clássicas do museu. É um museu de território, com obras mantidas no seu contexto original, fazendo parte do cotidiano das pessoas. No fim de 2022, passou a integrar o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina.

As obras catalogadas podem ser encontradas por meio do link https://culturabc.com.br/museu. A população pode colaborar com o MCA, indicando obras ao ar livre no formulário disponível no site do museu.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

Neste dezembro Laranja, cuide da sua pele e da sua saúde

Balneário Camboriú terá mateada gaúcha especialEvento reúne público 60+ nesta quinta-feira (12)