in

Coração Enxaimel, símbolo de Pomerode, ganha destaque no Alles Park

Obra feita por artesãos alemães reforça a identidade cultural da cidade mais germânica do Brasil

Combinando a essência germânica do Alles Park, o parque temático de Pomerode (SC) ganhou uma nova obra que reforça sua identidade cultural: o Coração Enxaimel — símbolo da cidade, criado em 2016 em uma peça original produzida por artesãos alemães em parceria com a prefeitura. Inspirado na técnica trazida pelos imigrantes, o coração representa a arquitetura típica da cidade e aprofunda a conexão entre a comunidade e suas raízes.

Instalado em destaque na Vila Germânica do parque temático, o coração pesa 350 quilos e foi produzido com madeiras nobres como canela, itaúba e cedro. Sua construção seguiu a tradicional técnica enxaimel — estrutura em que as peças de madeira são encaixadas entre si, sem a necessidade de pregos ou parafusos metálicos. Em seu lugar, são utilizados pregos de madeira, preservando a tradição artesanal que é patrimônio histórico em Pomerode.

Símbolo de Pomerode no Alles Park

A ideia de levar o símbolo de Pomerode — já presente em diversos pontos turísticos e eventos da cidade — também ao Alles Park surgiu durante a Festa Pomerana, realizada em janeiro deste ano. O projeto envolveu um grupo de Wandergesellen, jovens artesãos da Alemanha que estavam em estágio na Heimat Arquitetura. Eles escolheram a região devido à grande concentração de casas construídas em estilo enxaimel — cenário ideal para aprofundar o aprendizado e aplicar a tradição com autenticidade.

O mestre carpinteiro, Anderson Töwe, proprietário da Heimat Arquitetura, com sede em Jaraguá do Sul, e a arquiteta Eliane Scheidt Töwe acompanharam de perto os dez dias de trabalho — desde a escolha e corte das madeiras até o encaixe das peças curvas, considerado o maior desafio técnico.

“O que mais me encantou foi a oportunidade de fazer algo verdadeiro, usando a técnica correta do enxaimel”, afirma Anderson. Ele explica que os Wandergesellen seguem uma tradição muito antiga na Alemanha, com regras e ritos bem específicos. Entre elas estão o uso da roupa tradicional, a forma artesanal de trabalho e o afastamento de pelo menos 50 km de suas casas durante todo o período de jornada, que dura no mínimo três anos e um dia. “Muitos estendem essa vivência por mais dois anos, movidos pela paixão pela profissão e troca de experiências”, finaliza.

Equipe do Alles Park contribui com a montagem

Durante a montagem das peças no Alles Park, gestores do parque, ao lado dos artesãos alemães, também tiveram a oportunidade de colaborar, no momento de colocar os pregos de madeira usados para reforçar a fixação dos elementos, tornando a finalização da obra ainda mais significativa para o parque.

“O coração enxaimel é mais que uma obra de arte ou uma decoração no parque; é um símbolo de amizade e carinho pela cidade de Pomerode”, destaca Fernanda Brandes de Athayde, coordenadora de decoração e eventos do Alles Park.

A obra reforça a identidade de Pomerode, que abriga o maior acervo de construções no estilo fora da Alemanha. O Coração Enxaimel no Alles Park passa a ser mais uma oportunidade para os visitantes vivenciarem as tradições locais, com técnica, história e afeto.

Mais informações sobre o Alles Park, funcionamento das atrações e compra de passaportes antecipados, pelo site www.allespark.com.br e redes sociais @allespark.pomerode.

What do you think?

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

0

10ª Edição do Prêmio Ação da Mulher Trabalhista – Prêmio Zilda Arns